Em Construção...

Assuntos diversos como dicas de nutrição, beleza,utilidades, etc...

Sejam Bem - Vindos!!!

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Açúcar causa dependência



Nos Estados Unidos é comum ouvir-se" I m addicted to sugar" (sou viciado em açúcar), querendo dizer de uma maneira simpática que a pessoa é louca por doces. Até que  o Dr. Bart Hoebel, neurologista da Universidade de Princeton, provou que o popular bordão tinha foros de verdade.
Pesquisas realizadas há dois anos pela equipe de colaboradores do neurologista demonstraram que o consumo de alimentos açucarados desencadeia comportamentos similares aos de indivíduos dependentes de drogas.
O consumo de drogas estimula os receptores do núcleo accumbens, região frontal do córtex cerebral, a liberar altos níveis de opióides e dopamina, neurotransmissor responsável, entre outros, pelo comportamento de busca de sensações de prazer, nesse caso a busca por drogas. Como o núcleo também responde pela regulação do apetite, a equipe do professor Hoebel partiu do pressuposto de que determinados alimentos poderiam induzir a comportamentos semelhantes.
A experiência consistiu em acostumar um grupo de ratos a uma dieta açucarada, enquanto outro grupo se alimentava de comida normal. Depois suspendia-se abruptamente o fornecimento da dieta açucarada ao mesmo tempo em que se administravam drogas que inibem a atividade do núcleo accumbens.Comparados com os ratos alimentados normalmente, os ratos viciados em açúcar apresentaram sintomas brandos de abstinência, como ranger de dentes, choro intenso e ansiedade.
Quando a dose de açúcar era novamente fornecida os bichinhos comiam
compulsivamente, consumindo um terço da ração diária na primeira hora.
Experiências de laboratório revelaram que o cérebro desses ratos comedores de açúcar acusava um aumento acelerado dos receptores de dopamina, indicativo da dependência crescente da droga - quer dizer, do açúcar.
Não demonstramos vício em açúcar, mas para os especialistas que definem essas palavras demonstramos dependência de açúcar, enfatizou o Dr. Hoebel.
A diferença entre vício e dependência é que nesta a aflição pela droga ainda está sob controle. Já o viciado é um escravo do seu vício.
Um detalhe: a ração açucarada usada nessas experiências com ratos continha 25% de açúcar; o algodão doce consumido pelas nossas crianças é 100% açúcar.









Fonte: link: http://www.uefs.br/docentes/jmarcia/2007/O_livro_negro_do_acucar1.pdf



Nenhum comentário: