Em Construção...

Assuntos diversos como dicas de nutrição, beleza,utilidades, etc...

Sejam Bem - Vindos!!!

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Peso Saudável e Emagrecimento

Alimentação Saudável e Qualidade de Vida

Ao contrário do que se pensa, criança gordinha não é sinal de criança saudável. O aumento do peso é consequência do consumo excessivo de alimentos (principalmente os mais caloricos) e da redução da atividade física. Por isso, é necessário modificar essa situação. a obesidade infanto-juvenil traz graves ameaças á saúde; se seu filho está acima do peso, fique alerta. Crianças e adolescentes gordinhos têm grandes chances de serem adultos obesos.

Dicas para melhorar a alimentação e a qualidade de vida de seus filhos:

1. Ensine seus filhos a mastigar bem os alimentos.
2. Controle o consumo de alimentos com muitas calorias e pouco nutritivos como frituras , doces e refrigerantes.
3. Inclua diariamente hortaliças e frutas na alimentação de seu filho, pois são fontes de vitaminas e sais minerais, necessários ao crescimento saudável de todas as crianças.
4. Alimentos não devem ser utilizados pelos adultos como forma de premiação de atitudes adequadas de seus filhos ou retirados como punição.
5. Diminua o tempo que a criança dedica em frente da televisão, computador ou videogame, pois o sedentarismo é um dos fatores que contribuem diretamente para obesidade. Incentive brincadeiras que utilizem exercícios físicos.
6. As crianças aprendem a comer alimentos que a família, os professores e os amigos oferecem. Sirva de exemplo!!!



_____________________________________

Obesidade Mórbida e Infertilidade Masculina

A obesidade mórbida altera níveis de hormônios  sexuais
No homem de peso normal, com índice de massa corporal ao redor de 25kg/m², existe estímulo normal das gônadas por hormônios vindos da hipófise (chamados de LH e FSH), que induzem produção de hormônio masculino (testosterona) bem como estimulam o amadurecimento das células que irão se desenvolver como espermatozóides. Ambas as funções testiculares (testosterona e espermatozóides) são independentes, isto é, vinculam-se a diferentes fontes de estimulação para atingirem patamares de normalidade.
A obesidade de grande porte, com índice de massa corporal acima de 40kg/m², é prejudicial para a fertilidade masculina. O obeso mórbido pode conservar a capacidade erétil, pode ter libido normal, mas tanto o teor de hormônio masculino quanto a quantidade de espermatozóides podem estar em níveis baixos. Isso leva o obeso a ser considerado como relativamente infértil.
Mecanismo da infertilidade do obeso mórbido
A secreção de testosterona é realizada por um grupo de células especializadas do testículo, chamadas de células de Leydig. Estas sob influência dos hormônios da hipófise (LH e FSH) são estimuladas a secretar testosterona. Por outro lado, os hormônios da hipófise são essenciais para o estímulo de células germinativas culminando em reserva normal de espermatozóides.
Para a fecundidade masculina há necessidade de que o número de espermatozóides a cada ejaculação atinja valores ideais. A testosterona também estimula a espermatogênese além de manter intacta a libido (desejo sexual) e o mecanismo de ereção. No entanto pequena porção da testosterona é transformada em hormônio feminino (estradiol) em condições normais. Tal fenômeno é realizado por uma enzima chamada aromatase. Quando o homem chega a peso muito acima do normal, acima de 140-160 quilos, e índice de massa corporal maior do que 40kg/m², elevam-se os níveis desta enzima aromatase.
Consequentemente maior quantidade de testosterona é transformada em estradiol (hormônio feminino). E assim, o excesso de estradiol irá bloquear a hipófise (diminuem os estímulos para o testículo produzir testosterona e espermatozóides). Além disso, o excesso de hormônio feminino (estradiol) pode induzir aumento de mamas, reduzir a libido, causar disfunção erétil e infertilidade.
 O tratamento da infertilidade do obeso
É óbvio que o primeiro passo a ser dado seria a redução de peso por métodos clínicos (dieta hipocalórica, medicações apropriadas, exercícios aeróbicos) ou por opção a métodos cirúrgicos (cirurgia para redução de peso). Além disso, o médico pode usar medicamento que inibe a tal enzima chamada aromatase.
Este medicamento (anastrazol) bloqueando a aromatase irá impedir a conversão de testosterona em estradiol (hormônio feminino). Com a queda do estradiol a hipófise volta a funcionar produzindo LH e FSH, hormônios que estimulam os testículos a produzirem espermatozóides e testosterona. Em poucos meses, mesmo com perda de peso modesta de 10 a 20kg a nova configuração hormonal de queda de estradiol e maior secreção de hormônio masculino irá restaurar o vigor masculino e maior produção de espermatozóides.
Quanto ao problema do peso: o obeso mórbido tem a tendência a voltar a ser “muito gordo” com seguidos tratamentos clínicos e medicamentosos. Possivelmente a melhor opção, nas atuais circunstâncias, é considerar a cirurgia bariátrica para uma solução imediata do problema de grande excesso ponderal.
Fonte: veja.abril.com.br

___________________________________________________________________


Saiba seu Índice de Massa Corporal




O cálculo de Indice de Massa Corporal (IMC), é um cálculo que se faz com base no peso e na altura de um individuo e serve para avaliar se determinado peso é excessivo ou não para determinada altura.
Limitações: O IMC relaciona a massa corpórea total e não discrimina o tipo de tecido (gordura, músculo), por exemplo um individuo pode ter uma aparência magra e IMC normal, mas ter excesso de tecido de gordura, ou, um individuo pode ter IMC indicando sobrepeso e apresentar excesso de tecido muscular.Situações que podem ser verificadas por antropometria.

* Não aplicando a atletas,  crianças e mulheres grávidas ou a amamentar.
Para calcular seu IMC basta dividir seu peso por sua altura em metros ao quadrado. 
Ex: Uma pessoa de 1,60 m de altura com 54,0 kg de 24 anos.

IMC= 54,0 / 1,60 x 1,60
54/2,56
21,09

Esta pessoa possui Índice de Massa Corpórea de 21,09 kg/m², considerando sua altura, peso e idade, possui IMC adequado, conforme a tabela abaixo.


Classificação do seu Indice de Massa Corpórea (WHO, 1995)
Classificação
IMC (kg/m²)
Risco de doenças
Normal
18,5 - 24,99

sobrepeso
> 25,0
Pré-obeso
25,0 a 29,9
Aumentado
Obeso grau I
30,0 a 34,9
Moderado
Obeso grau II
35,0 a 39,9
Severo
Obeso grau III
40,0 e mais
Muito severo

Classificação do seu Indice de Massa Corpórea: acima de 65 anos (Lipschitz, 1994)
Classificação
IMC (kg/m²)
Baixo peso
Menor que 22
Normal
22,0 – 27,0
Excesso de peso
Maior 27,0







Por Vivian Maria 


__________________________________________________

Pular café da manhã pode atrapalhar perda de peso

Quem tem tempo para tomar o café da manhã? Provavelmente milhões de pessoas que vivem nas grandes cidades acordam e saem para trabalhar ou estudar em jejum. Quando alguém lhe indaga os motivos, você com certeza tem a resposta imediata: “Levanto cedo e não tenho tempo!”, “Não tenho fome quando acordo!”, “Quero manter o meu peso!” e até mesmo “Não tinha nada saudável para comer em casa ... não deu tempo para comprar no dia anterior!”.
Pois bem ... chegou o momento de repensar estes hábitos. Pular esta primeira refeição do dia pode até aumentar o risco de engordar. E sabe por quê? Quando dormimos passamos de 6 a 8 horas sem comer. Quando acordamos nosso organismo precisa de energia para trabalhar, estudar, praticar atividade física, etc. Quando não fazemos o desjejum (café da manhã) pode resultar em mais fome ao longo do dia e com isto a possibilidade de ingerir 10% a mais de calorias que o normal. Sem falar nas consequências danosas para o nosso organismo como a falta de concentração, irritabilidade, fraqueza, náuseas entre outros sintomas desagradáveis; além de aumentar o risco de diabetes, doença cardíaca e obesidade. Isto acontece devido a um desequilíbrio do nosso metabolismo (o organismo funciona mais devagar para nos proteger), porque entende estar numa situação de carência de nutrientes. Desta forma vamos “economizar” energia e quando voltarmos a comer haverá uma tendência maior em acumular tecido gorduroso como forma de reserva.
A maioria dos brasileiros faz sua primeira refeição na rua e as escolhas para uma refeição rápida normalmente são ricas em açúcares e gorduras, como por exemplo um copo de refrigerante e um salgado. Um estudo feito pela Universidade de São Paulo mostrou que os brasileiros estão comendo mais açúcar do que deveriam, sendo que o refrigerante é o principal responsável pelo consumo excessivo de açúcares. Por outro lado há exageros nas quantidades usadas para adoçar café, chá e sucos, o que coloca a população em risco de desenvolver doenças como diabetes, obesidade e até problemas ósseos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde – OMS o consumo de açúcar não deveria ser superior a 10%, o que corresponde a duas colheres e meia de sopa de açúcar/dia. O consumo exagerado de sal também é um dos grandes responsáveis pelo aparecimento de doenças como a hipertensão arterial, derrame, infarto e até problemas renais. A OMS recomenda que o consumo médio de sal não deve ultrapassar a uma colher de chá rasa de sal/dia. Portanto, deve-se evitar principalmente o consumo exagerado dos produtos industrializados como os salgadinhos, biscoitos (principalmente os recheados), sopas prontas, macarrão instantâneo entre outros.
Mas como deve ser um café da manhã saudável e que seja rápido e prático? Saber combinar os alimentos é uma grande DICA como por exemplo: pão integral (contem mais fibras, vitaminas e minerais quando comparados com os pães que levam apenas farinha refinada) + queijo de preferência branco (contem teor de gordura reduzido) + fruta “in natura” (rica em fibras, vitaminas e minerais) ou em forma de suco. Quando possível, combinar o suco com vegetais e frutas, tendo como DICA bem saudável o suco feito com uma cenoura, uma maçã, água de coco e uma folha de couve – é muito nutritivo e saboroso sendo excelente para a memória, para a saúde da pele, ajuda a aumentar a imunidade e hidrata o corpo.
Outras DICAS para um café da manhã saudável: iogurte desnatado + aveia + fruta, ou shake feito com leite desnatado + germe de trigo + banana, ou torrada integral + pasta de soja + suco de abacaxi com hortelã.
Se a desculpa for falta de tempo, lá vai uma DICA: deixe tudo preparado na noite anterior e acorde 10 minutos mais cedo, ou leve para comer no seu trabalho. O importante é não pular as refeições. Procure durante o dia manter um intervalo máximo de 4 horas entre as refeições.
Veja uma DICA importante se o problema for falta de apetite pela manhã: procure comer menos à noite, assim você provavelmente acordará com fome. Gradativamente e sem grande sacrifício, você conseguirá estabelecer o equilíbrio ideal de apetite ao longo do dia.
Agora que você já entendeu que o café da manhã saudável equilibra nosso organismo, em pouco tempo notará uma melhora no seu desempenho físico e mental. Em breve, com certeza você será um multiplicador desta DICA!


De acordo com estudo norte-americano, não tomar café da manhã aumenta desejo por alimentos mais calóricos durante o dia

Pessoas que estão tentando perder peso reduzem suas chances de sucesso se não tomarem o café da manhã, segundo estudo apresentado este mês no encontro anual da Endocrine Society, nos EUA. De acordo com os autores, saltar a primeira refeição do dia pode condicionar o cérebro a desejar alimentos mais calóricos.
 
“Quando as pessoas estão de jejum, isso obviamente as deixa com mais fome, mas também leva a uma maior atividade em áreas do cérebro envolvidas na recompensa”, explicaram os autores. 
 
Os resultados são baseados em uma pesquisa com 20 pessoas saudáveis e não-obesas, para as quais foram mostradas imagens de alimentos pouco calóricos (saladas, vegetais e peixe) e muito calóricos (bolos, chocolate e pizza) após tomarem o café da manhã ou pularem a refeição.
Além dos resultados obtidos, os pesquisadores reforçam ainda as recomendações atuais para o consumo de um café da manhã saudável para prevenir o ganho de peso e ajudar no emagrecimento.




Por Vivian Maria




__________________________________________________________________________________

Troque as frituras pelos grelhados



As frituras são um problema para a saúde, isso não é novidade. Mas, às vezes, fica difícil resistir aos deliciosos pratos que incluemalimentos fritos. Mais difícil ainda pode ser trocar frituras por grelhados. Pois saiba que motivos não faltam para você fazer essa substituição. Conheça alguns deles.
Enquanto a gordura das frituras prejudica nosso organismo, osgrelhados oferecem diversas vantagens para a dieta. Além das calorias já contidas nos alimentos antes do preparo, depois de fritos eles apresentam um valor calórico extra, que pode fazer os ponteiros da balança subirem e também provocar um aumento na taxa do mau colesterol.
Quando um alimento é colocado no óleo a uma alta temperatura, ele fica desidratado e perde nutrientes. No caso das preparações grelhadas, os nutrientes dos alimentos são preservados e eles não “sugam” a gordura como acontece com as frituras. Os alimentos mais indicados para grelha são os de cozimento rápido, como peixe, frango e cortes mais finos de carnes. Para preparar alimentos na grelha, apenas pincele óleo para evitar ressecamento e uma boa dica é acrescentar algumas ervas para realçar o sabor.
Se bem preparadas, além de mais saudáveis e menos calóricas, as carnes grelhadas podem ser suculentas e saborosas. Para preparar bifes, por exemplo, o ideal é que os pedaços tenham pelo menos 2 cm de altura, pois se os bifes muito finos, podem passar do ponto rapidamente. Os bifes mais grossos necessitam de maior tempo na grelha, para que haja cozimento da parte interna.
Não existe mal em consumir frituras e não é preciso riscar de vez do cardápio essas delícias bastante apetitosas. O segredo está em ficar de olho na quantidade e na freqüência com que você ingere alimentos preparados desta maneira. As comidas fritas podem fazer parte do cardápio até uma vez por semana e você deve optar por somente um tipo de fritura. Ou seja, se quiser manter a saúde, é bom ficar de olho na combinação bife frito com batatas fritas.

Por Vivian Maria







_____________________________________________________________

Alimento Integral para Emagrecer



Alimento integral é aquele que não teve sua estrutura modificada no processo de industrialização e manteve as vitaminas, minerais e fibras. Em um tratamento para emagrecer não podemos de jeito nenhum esquecer de colocar esses alimentos na nossa lista de preferências alimentares.Vamos entender o por quê disso a seguir.
Você já consumiu arroz integral? Se você já experimentou aposto que percebeu certa diferença na saciedade. Quando comemos um alimento rico em fibra sentimos que esse alimento “mata a fome” por mais tempo. Não é tão fácil para o nosso organismo digerir as fibras, o que é muito bom e nos ajuda a demorar mais para sentir fome.
Outra grande e importante vantagem é que o açúcar do alimento é liberado aos poucos na corrente sanguínea. Isso é ótimo para pessoas com Diabetes ou até mesmo para prevenir essa doença.
Os alimentos integrais são excelentes também para acelerar o nosso metabolismo (energia que gastamos para viver sem contar nenhuma atividade diária como andar, comer, trabalhar etc). Com isso o corpo gasta mais energia ajudando no emagrecimento.
Nós temos diversas opções de alimentos integrais nos supermercados como pães, massas, cereais, aveia, granola, farinha, biscoitos, cookies, etc. São deliciosos, mas devem ser consumidos na quantidade adequada. Não podemos esquecer que esses alimentos são carboidratos, que em excesso viram gordura no nosso corpo. As pessoas costumam confundir isso. Nós devemos consumir a mesma quantidade de um pão branco e de um pão integral. As calorias são parecidas, mas o alimento integral irá ajudar pela quantidade de fibra e não porque são menos calóricos. Pelo contrário, muitas vezes o alimento integralmuitas vezes são um pouco mais calóricos, mas melhores para a saúde.
Não esqueçam, um pão francês contêm energia (farinha branca), sal e água. Um pão integral possui energia (farinha integral), fibras, vitaminas e minerais. Colaboram com a saciedade e mantêm a nossa saúde. Qual vocês vão escolher?

Perguntas e Respostas sobre os alimentos integrais:

Quais são as qualidades do alimento integral?


Em relação aos alimentos tradicionais, os integrais têm maior quantidade de nutrientes. Quando um cereal é manipulado, ele fica rico em amido, mas perde todas as proteínas, minerais, vitaminas e fibras presentes em sua casca. É indicado usar grãos integrais, pois, assim, ingerindo a mesma quantidade de energia de um alimento comum, o indivíduo adquire maior quantidade de minerais, vitaminas, fibras, antioxidantes, lipídios, proteínas e outros nutrientes.

A partir de que idade uma criança pode se alimentar com grãos integrais?

Até os seis meses de idade, a criança deve ser alimentada exclusivamente com o leite materno. Não é recomendado nenhum tipo de cereal para engrossar a mamadeira ou complementar a mamada. Quando a criança entra para a fase de transição alimentar e começa a ingerir alimentos, ela pode ser apresentada aos cereais integrais. Porém, há alguns componentes dos grãos integrais que contêm ácido fítico e podem prejudicar o organismo infantil, por isso é recomendado iniciar a alimentação integral a partir de 1 ano de vida, quando a criança já participa de toda a alimentação da casa e toda a família pode se beneficiar com os produtos integrais.

Como os pais devem fazer para introduzir esses alimentos na dieta da criança?

Eles devem fazer o cálculo de energia de acordo com as necessidades diárias da criança. Para um bom desenvolvimento, a criança precisa de 50% a 60% de carboidratos diariamente, 10% a 35% de proteínas e 20% a 30% de lipídios. Baseados nessas quantidades, os pais dividem cada nutriente de acordo com as refeições e adotam a alimentação integral para garantir, além dos macronutrientes (proteínas, carboidratos e lipídios), os micronutrientes (vitaminas, minerais e fibras) presentes nos grãos.
Na infância, que tipos de problemas podem ser prevenidos pela alimentação integral?
A obesidade é o principal problema que pode ser prevenido. Uma criança que se alimenta com produtos integrais, e tem vegetais e frutas presentes em grande parte de sua alimentação diária, mantém melhor o seu peso e tem mais saciedade durante o dia. Portanto, é preciso incentivar a criança a ter bons hábitos alimentares, consumindo muitas verduras, o tradicional arroz com feijão, carne em quantidades pequenas e grãos integrais. Fazendo isso, ela recebe todos os nutrientes de que seu organismo precisa.

Tem alguma deficiência de saúde específica da infância que possa surgir se não houver essa alimentação?

Pode haver uma deficiência de zinco e selênio, mineral importante pela sua capacidade antioxidante. No Brasil, é muito comum a deficiência de ferro, que leva à anemia. Uma das melhores fontes de reposição desse nutriente é a carne vermelha, pois tem o ferro em uma forma mais consumida pelo organismo, mas ele também pode ser encontrado no feijão. Se o feijão for consumido com uma laranja (vitamina C), ocorre um melhor aproveitamento do ferro. Optando pela alimentação com grãos integrais, a pessoa ingere uma maior quantidade de minerais e vitaminas em geral e evita qualquer tipo de deficiência.

Que alterações os cereais integrais podem provocar no organismo de uma criança?

Os cereais integrais contêm mais nutrientes, promovem maior saciedade, então, a criança acaba comendo menos. Isso ajuda a diminuir problemas de obesidade e dá a possibilidade de a criança consumir alimentos mais ricos em termos de nutrientes, desenvolvendo-se adequadamente. Se, diariamente, uma pessoa precisa de seis porções de alimentos que forneçam carboidratos ao organismo, substituindo três dessas fontes por cereais integrais, a dieta é melhorada como um todo. Mas eu não estou classificando o grão integral como o salvador da pátria. Ele apenas vai fazer parte de um contexto de dieta saudável que vai proporcionar, ao longo do tempo, melhores condições de saúde.

Os grãos integrais devem compor que porcentagem da dieta diária de uma criança?

Durante o dia, uma criança precisa de, em média, 1.200Kcal e a quantidade de carboidratos corresponde a 50% disso. Considerando que cada grama de carboidrato fornece 4Kcal, uma criança precisa de 150 gramas de alimentos que contenham carboidrato diariamente. Dividindo essa quantidade por seis refeições, chega-se a porções de 25 gramas. Substituindo o arroz tradicional pelo arroz integral em uma dessas refeições, a criança já tem uma porção integral no seu dia. Se, em vez de pão normal, ela comer 25 gramas de pão integral, já enriquece mais uma refeição. Se pegar um cereal matinal que tenha uma quantidade integral, também estará garantindo uma outra porção integral. Assim, é possível satisfazer as necessidades diárias da forma mais nutritiva possível.

Qual é a melhor forma de se consumirem cereais integrais? Como eles conservam melhor os nutrientes?

O milho cozido funciona como um vegetal, porque é mais fresco, mais rico em água, é ótimo. Por outro lado, há o fubá, que é uma outra forma do milho como fonte integral. No caso da aveia, é possível fazer um mingau, diversas preparações. O arroz integral pode ser usado, eventualmente, no lugar do arroz tradicional, assim a criança já se habitua a um novo sabor. Estas seriam algumas formas de introduzir a alimentação integral no dia-a-dia da criança sem mudar tanto o hábito dela, oferecendo outras formas de se consumir mais nutrientes.

Quais são os tipos de grãos mais indicados para a alimentação infantil?

Hoje, o que mais se aproxima do paladar da criança são os cereais matinais que contêm o grão integral. Então, seriam esses os produtos mais atrativos do ponto de vista da criança. Mas, muitas vezes, a criança pode se habituar a outros itens pelo fato de a família toda consumi-los.
A alimentação integral na infância resulta em quais benefícios durante a vida adulta?
A criança que ingere alimentos integrais vai formar hábitos saudáveis e, com isso, ter menos problemas de doenças crônicas não transmissíveis quando ficar adulta. Essas doenças englobam: mal cardiovascular, câncer, diabetes e obesidade.

Para crianças que não comem o grão em si, de que formas ele pode ser preparado?

Existem várias preparações, principalmente do trigo, que na comida árabe é transformado em quibe, tabule etc. A aveia pode ser introduzida misturada com o leite ou em forma de papinha. No caso do milho, é possível fazer a polenta, para a criança se acostumar. Outra estratégia que hoje existe no mercado é o macarrão com trigo integral, que pode ser usado até em sopas.

Por quais razões práticas uma pessoa deve incluir alimentos integrais em sua dieta?

Porque eles promovem maior quantidade de nutrientes, mais fibras, antioxidantes, e podem contribuir para a saciedade.


Por Vivian Maria






_________________________________________________________________


Mito ou verdade: comer fruta à noite engorda?

Menos calóricas, as frutas sempre foram uma das opções preferidas quando perder uns quilinhos se torna um assunto de urgência. Acontece que a "troca" de uma refeição equilibrada por uma deliciosa maçã, por exemplo, pode ser um tiro pela culatra.
Assim como qualquer outro alimento, cada fruta possui uma quantidade certa de calorias e se consumida em exagero pode também engordar, independente do horário. No período da noite, enquanto dormimos, o gasto calórico diminui, essa diminuição, devido ao estado basal do organismo, é a vilã de quem adora comer pouco tempo antes de se deitar para dormir.
Isso significa que se você trocar aquele lanche natural de todas as noites por algumas fatias de abacaxi esperando emagrecer, você pode estar trocando seis por meia dúzia. Não se pode dizer que frutas não engordam. O que vale é a quantidade que se come e seu valor calórico.
Comer fatias e fatias de melão poucas horas antes de dormir, por exemplo, pode ter o mesmo efeito do que a ingestão de um alimento de outro grupo qualquer - como pães e bolos. Mesmo sendo uma fruta com pouca taxa calórica (130g tem, aproximadamente, 30 calorias), se consumida em excesso ela pode engordar tanto quanto uma porção de doces.
Mas a ingestão de frutas deve ser algo rotineiro no cardápio de qualquer pessoa. Além de serem fontes de vitaminas, minerais e antioxidantes, elas ainda possuem pouca gordura, são de fácil digestão e proporcionam sensação de saciedade. A fruta possui grande quantidade de fibra. Quando se faz o suco dessa fruta, no entanto, a capacidade saciadora se perde, porque o suco não possui a quantidade de fibras da fruta in natura.
O ideal é que se coma de três a cinco porções de frutas por dia. Não há problema em consumir a fruta à noite. Só deve se atentar para que essa fruta não seja consumida muito próxima da hora de dormir. Procure que seja, no mínimo, duas horas antes de deitar.

Frutas com baixo valor calórico:
- Maçã
- Pêra
- Abacaxi
- Limão
- Caju
- Kiwi

Frutas com valor calórico mais elevado:
- Banana nanica
- Laranja
- Abacate
- Coco
- Açaí
- Jaca


Veja quanto é uma porção de cada fruta, sendo que cada porção tem 70 kcal. clique no link: 
http://nutrivivianvieira.blogspot.com/2011/02/piramide-alimentar-brasileira.html






Por Vivian Maria



Nenhum comentário: