Em Construção...

Assuntos diversos como dicas de nutrição, beleza,utilidades, etc...

Sejam Bem - Vindos!!!

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Enxaqueca, descubra os alimentos que agravam os seus sintomas!

Enxaqueca é um problema muito comum. Os estudos mostram que uma pessoa a cada cinco sofre dela. Além de dor de cabeça forte, a crise de enxaqueca pode vir acompanhada de uma série de outros sintomas, como náuseas, vômitos, tonturas, visão embaçada, formigamentos pelo corpo, etc. E nós, mulheres, somos maioria neste grupo, uma vez que estamos sujeitas a desequilíbrios hormonais capazes de interferir na química cerebral. A relação é de três a quatro mulheres para cada homem.
Uma crise de enxaqueca pode ser desencadeada pelos mais diversos fatores. A lista é infinita e varia de pessoa para pessoa. Seria angustiante e uma grande perda de tempo sair à busca de todos os alimentos desencadeantes em cada um dos enxaquecosos, e recomendar a todos que os evitassem. Aquilo que desencadeia crise de enxaqueca para um, não necessariamente para outro.
A solução não é viver dentro de uma bolha e sempre passando vontade, mas sim melhorar para que você possa vir a se expor a esses alimentos, sem ganhar uma crise de enxaqueca em troca. Isso é a verdadeira melhora da enxaqueca!

Dentre os motivos das crises de enxaqueca estão: hormônios, medicamentos, excesso de açúcar, estresse, período menstrual e quando você passa horas sem se alimentar
Se você sofre de enxaqueca, faça uma análise de como é a sua alimentação, especialmente, nos dias em que tem as crises. Alguns alimentos contém substâncias que podem provocar ou agravar a enxaqueca, como:

cafeína – café, refrigerante a base de cola, chá (preto, mate, branco ou verde), chocolate, cacau, guaraná, água tônica;

nitritos – utilizado em embutidos, como salsicha, lingüiça, mortadela, presunto, defumados, salsichão, bacon, vegetais hidroponicos;

amina e tiramina – chocolate (feniletilamina), vinho tinto, tâmara, lentilha, amendoim, queijos duros, fígado de frango, coalhada, noz, iogurte, carnes defumadas, frutas cítricas ( laranja, lima, abacaxi e limão);

lactose – leite, sorvete, queijos principalmente os amarelos, manteiga, creme de leite, iogurte;

fenóis, aldeídos e sulfitos - vinho tinto e bebidas destiladas;

glutamato – molho de soja, temperos orientais, alguns alimentos de pacote, como macarrão instantâneo, sopas desidratadas, salgadinhos, risotos prontos, aquelas massas que são prontas e vem em liofilizadas, caldo em pó ou cubinho.

Para descobrir o que faz mal para você, a melhor estratégia é se observar. Para alguns, bebidas alcoólicas puxam o gatilho, para outros, comidas mais gordurosas. As dicas abaixo podem ser úteis para quem luta contra a enxaqueca.

12 dicas para combater a enxaqueca


1. Leia o rótulo dos alimentos e evite o consumo de glutamato de monossódico.

2. Caso o café cause enxaqueca em você, substitua por chá de ervas ou frutas (evite chá verde, preto, branco ou mate, que também contém cafeína).

3. Quando for beber algo alcoólico, intercale com água para diluir o efeito do álcool.Para cada 1 ml de álcool, consuma 2 ml de água, pois ajudará a elimina-lo mais rápido de seu organismo  e o mantendo hidratado.

4. Cuidado com o chocolate, principalmente os brancos, ao leite e os aerados, pois possuem muita gordura em sua composição e com o excesso de doces.

5. Consuma alimentos que estimulem a serotonina (substância que dá sensação de bem-estar), como pães, massas, arroz, principalmente os integrais, e tubérculos, pois são fonte de carboidratos complexos.

6. Fracione suas refeições para favorecer a digestão.Realizando no minímo 6 refeições ao dia, em poucas quantidades.

7. Anotar o que come pode ajudar a descobrir o que causa enxaqueca - abolir esses alimentos de seu cardápio por algum tempo pode confirmar suas suspeitas.

8. Use mais gengibre na sua cozinha – ele é útil no combate à enxaqueca, pois ajuda a reduzir a intensidade da dor, além de reduzir as ânsias de vômito causadas pela enxaqueca.

9. Se sentir que está pintando aquela dor de cabeça, procure beber uma preparação de um copo de água de coco com 1 colher (chá) de gengibre em pó e nos períodos de crise, você pode fazer isso até 3 vezes por dia.

10. Além disso, tenha uma alimentação colorida e variada rica em frutas, legumes e verduras. E procure alimentar-se a cada 3 horas, bebendo no minímo 1,5 litros de água por dia, mesmo que não tenha sede.

11. Evite as frituras e gorduras pois torna mais lento o tempo de digestão, agravando a dor de cabeça.

12.E não se automedique! Muitas crises de enxaqueca são causadas (ou agravadas) pelo uso inadequado de medicamentos.

A enxaqueca tem cura, depende só da gravidade: leve, moderada e grave. Em geral, as leves são resolvidas com medidas simples, como uma boa noite de sono. Já as moderadas e graves exigem auxílio médico.  No entanto, com cuidados adequados, é possível ao menos diminuir as crises em freqüência, intensidade e duração, mesmo que não se chegue à cura. Então fique de olho nos alimentos que ajudam a fazer aparecer as crises.





Por Vivian Maria

Nenhum comentário: