Em Construção...

Assuntos diversos como dicas de nutrição, beleza,utilidades, etc...

Sejam Bem - Vindos!!!

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Hipertensão



Alimentação Saudável e Qualidade de Vida


A hipertensão arterial, chamada de pressão alta, ocorre quando a pressão do sangue aumenta dentro das artérias. Ela te relação direta com a alimentação. Hábitos alimentares sadáveis podem diminuir consideravelmente o surgimento das consequências de hipertensão, como o infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral (derrame).

Dicas para melhorar sua qualidade de vida:

1. Reduza a quantidade de sal no preparo das refeições.
2. Não leve o saleiro para a mesa: isso evita o maior consumo de sal.
3. Evite produtos industrializadas com alto teor de sódio (componente do sal como molhos prontos, sopas em pó, embutidos, conservas, enlatados, congelados,defumados e salgados de pacote. Observe o rótulo.
4.Restrinja o uso de bebidas alcoolicas.
5.Para melhorar o sabor das preparações dê preferência aos temperos naturais como limão, ervas, alho, cebola,salsa e cebolinha em substituição ao sal.
6.Retire a gordura aparente dos alimentos e prefira aqueles com pouca gordura.
7. Alimentos pobres em sódio como feijões, ervilha, vegetais de cor verde-escuro, banana, melão, cenoura,beterraba,frutas secas,tomate, batata inglesa e laranja sã recomendadas para alimentação diária de portadores de hipertensão.
8.Tente levar uma vida sem estresse.
9.Se não houver impedimentos médicos, faça exercícios regulares, fuja da obesidade.
10. Elimine o fumo.


_________________________________________________________________________
Sintomas de excesso de Sódio e fontes alimentares


Uma alimentação com elevado teor de sal propicia aumento de angiotensina no coração, o que leva ao crescimento do músculo cardíaco, conforme mostra estudo da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).
A angiotensina é um peptídeo (molécula formada por aminoácidos) presente na circulação sanguínea e em diversos órgãos, incluindo o músculo cardíaco.
Ela possui várias funções, entre as quais se podem destacar controle da pressão arterial e regulação da excreção renal de sódio. Contudo, quando há muita angiotensina no coração, ela causa crescimento celular.
Crescimento do músculo cardíaco
Joel Heimann, professor da FMUSP e orientador da pesquisa, realizada por Daniele Nunes Ferreira, explica que a multiplicação celular é desencadeada quando a angiotensina se liga a um receptor que há na superfície das células, chamado AT1.
"Essa ligação desencadeia uma série de fenômenos e acaba resultando no efeito final", diz o professor.
O efeito final é a hipertrofia do miocárdio, ou seja, crescimento da musculatura cardíaca, o que leva a isquemia (falta de suprimento sanguíneo para o tecido do coração) e fibrose (cicatriz), que proporcionam transtornos como insuficiência cardíaca.
Segundo Heimann, os sintomas de uma pessoa com tal complicação podem ser falta de ar e dor no peito. Em grau elevado, causa formação de edemas e até infarto do miocárdio.
Excesso de sal no organismo
Heimann afirma que já se sabia que excesso de sal no organismo podia levar a hipertrofia do miocárdio. Mas o professor ressalta que não se tinha o conhecimento do motivo.
Com a pesquisa de Daniele, foi possível estudar o mecanismo desencadeado pela sobrecarga de sal. Apesar disso, Heimann ressalva que "ainda não se sabe como o sal aumenta a angiotensina no coração".
Experimentos em ratos
As observações da pesquisa de Daniele foram baseadas em experimento realizado em laboratório com ratos Wistar machos. Separaram-se três grupos de ratos. Para cada grupo se aplicou uma dieta com diferentes quantidades de sal, sendo que um grupo serviu de controle, sem excesso de sal, e os outros dois tiveram uma dieta hipersódica.
Destes, um recebeu 8% de sal, ou seja, 8 gramas (g) de sal para cada 100g de ração, e o outro recebeu 4%.Verificou-se que nestes dois grupos houve hipertrofia miocárdica e considerável aumento da quantidade de angiotensina no coração.
Em parte do grupo dos ratos que recebeu mais sal na ração, foi administrado o remédio Losartan, usado para tratamento de hipertensão arterial. Observou-se que esses ratos não desenvolveram hipertrofia do miocárdio. Heimann explica que isso ocorreu porque o medicamento age bloqueando os receptores da angiotensina, o que serviu de indicativo no estudo de que a hipertrofia desenvolvida pelo sal é via angiotensina e pela ligação dela com o receptor.
Efeitos inversos
Um aspecto curioso do experimento destacado por Heimann é que já se sabia que a uma grande quantidade de sal no organismo diminui a concentração de angiotensina na circulação sanguínea, ao contrário do que ocorre no coração:
"Um dos mecanismos que está por trás da regulação renal é a angiotensina. A pessoa que come muito sal apresenta pouca angiotensina na circulação sanguínea, pois, no rim, ela impede a excreção de sódio (um dos componentes do sal). Quando a pessoa consome muito sal, a concentração sanguínea de angiotensina diminui para permitir a excreção do excesso de sal do corpo. No coração, o efeito é inverso, a angiotensina aumenta."
Heimann lembra que o experimento foi feito com ratos e que não se pode afirmar com certeza que o mecanismo funciona da mesma forma no ser humano. Porém, para o professor da FMUSP a pesquisa serve como alerta, até porque, "já se sabia que o excesso de sal pode provocar hipertrofia (no miocárdio)", diz Heimann.
Efeitos do sal no organismo
Ele também destaca que há ainda os outros problemas decorrentes da sobrecarga de sal. O mais conhecido é o aumento da pressão arterial.
O professor recorda que a alimentação da sociedade atual é propício a tais riscos: "Na primeira metade do século XX, o sal consumido pela humanidade era adicionado aos alimentos durante o seu cozimento. Hoje, boa parte está contida nos produtos industrializados. Isso é perigoso porque elês tem um conteúdo muito grande de sal, bem maior do que se usava antes no cozimento".
Além disso, Heimann afirma que as embalagens de alimentos dificilmente informam a quantidade exata do sal. "As embalagens normalmente indicam a quantidade de sódio, mas não a do sal, que é composto de sódio e cloreto. Para se ter uma ideia da quantidade total do sal, teria que multiplicar o valor indicado de sódio por 2,54".
De acordo com valor estipulado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é recomendado que a população em geral consuma, no máximo, 6g de sal por dia.

Abaixo você verá quais os sintomas do consumo em excesso de  sódio na alimentação: 

1- Geral
a - Retenção de água
b - Mudança rápida de peso, para mais
c - Sinto muita sede

2- Humor
a - Irritabilidade
b - Agitação / Hiper atividade
c - Apatia / Letargia / Lassitude

3- S. N. C.
a – Convulsões

4- Neuro – Muscular
a - Caimbra a qualquer hora
b - Tremores nos músculos

5- Gastro - intestinal
a- Falta de apetite

6- Cardio – Pulmonar
a - Estou com inchaço nos tornozelos ou pés que piora com o passar do dia

Se você está apresentando 6 destes sintomas , provavelmente está com excesso da ingestão de sal na alimentação ( sódio).

Veja abaixo o teor de sódio de alguns alimentos:

 Alimentos ricos em Sódio

Alimento ( 100 gramas )
mgmedida caseiraPeso (g)
Sal de cozinha35501 colher de chá6
Tablete de caldo de carne18661 unidade6
Molho de soja57222 colheres de sopa30
Misso37051 colher de sopa17
Azeitona verde23509 unidades35
Bacon21004 fatias finas30
Salame18608 fatias finas30
Queijo gorgonzola/roquefort18001 porção30
Presunto14203 fatias médias30
Picles12802 colheres de sopa40
Catchup12001 colher de sopa15
Mostarda (molho)11811 colher de sopa15
Bacalhau11701 porção100
Lingüiça11201 porção50
Salsicha10602 unidades50
Salmão defumado7801 porção50
Maionese comercial6661 colher de sopa15


Em geral alimentos que apresentam quantidade igual ou superior a 120 mg de sódio por porção devem ser evitados. Portanto observem os rótulos evitando estes alimentos.


Fonte:www.medicinacomplementar.com.br

_______________________________________________________
A cafeína predispõe a Hipertensão?







A cafeína é um agente farmacológico que pode elevar os níveis pressóricos devido à sua ação hipertensora e estimulante, porém o efeito hipertensivo a longo prazo ainda não foi comprovado por estudos epidemiológicos. Geralmente, os profissionais recomendam reduzir a ingestão de café quando a ingestão excede três a quatro xícaras por dia.




Recomendações:

Não existe qualquer requisito para o ser humano quanto ao consumo de cafeína na dieta. No entanto, a ingestão moderada de cafeína não está associada com qualquer risco para a saúde. Três xícaras de 236 ml de café (250 miligramas de cafeína) ao dia, é considerada uma quantidade moderada ou média de cafeína. A ingestão de dez xícaras de 236 ml de café ao dia é considerado um consumo excessivo.
 O consumo de café por crianças deve ser monitorado atentamente. Embora a cafeína seja segura se consumida com moderação, ela pode afetar a nutrição infantil de forma negativa. Bebidas a base de cafeína podem estar substituindo alimentos com vários nutrientes, tais como sucos de frutas e leite. Uma criança também deve consumir em menor quantidade, porque a cafeína age como um inibido do apetite. A cafeína pode ser restringida por completo na dieta infantil, uma vez que não existe qualquer requisito nutricional para ela. Esta pode vir a ser necessária para uma criança hiperativa visto que a cafeína é um estimulante do sistema nervoso central.
Mulheres grávidas e pessoas portadoras de doenças cardíacas coronarianas ou úlceras pépticas podem ser aconselhadas por seus médicos para restringir ou evitar o consumo de cafeína.
Muitas medicações interagem com a cafeína. Consulte um médico ou farmacêutico a respeito de interações potenciais com a cafeína sempre que tomar qualquer medicação. 



Fonte:www.nutritotal.com.br
______________________________________________________________________
O consumo de refrigerantes e a cafeína


Você já pensou se a cafeína apresenta alguma relação com o aumento da pressão arterial, afinal sua principal característica é possuir o efeito estimulante do sistema nervoso central, ou seja, ela é capaz de "dispertar". A resposta foi encontrada em um artigo que tratava justamente do assunto e apresentava um estudo recente feito com jovens afro-americanos, nos Estados Unidos.
     Esta pesquisa, publicada na revista médica Archives of Pediatric and Adolescent Medicine, teve como estímulo o aumento da hipertensão arterial entre jovens estadunidenses e também o fato da população jovem negra apresentar níveis mais elevados de prevalência desta doença do que a branca. A cafeína foi o foco do estudo porque ela está presente na bebida mais consumida atualmente pela população jovem do país, os refrigerantes à base de cola.
     Para evidenciar a relação entre os fatores estudados, foram avaliados 159 adolescentes e, como resultado, teve-se que o consumo de cafeína pelos jovens é capaz de alterar a pressão arterial e contribuir para um aumento do risco de hipertensão.
     Estima-se que 68% de rapazes e 62% de moças de 12 a 17 anos tomam um ou mais refrigerantes por dia e 21% dos rapazes e 22% das moças tomam café ou chá diariamente.
     Contudo, a questão ainda não foi mais profundamente avaliada e não é conhecida a quantidade de cafeína necessária para afetar a pressão. Mais estudos são necessários inclusive para saber se o consumo moderado de bebidas cafeinadas traria os mesmos efeitos. Porém, segundo os pesquisadores, os dados desta pesquisa demonstram uma clara associação entre a pressão sistólica e o consumo de cafeína e é importante lembrar também que vários autores já destacaram a redução do consumo de cafeína como um fator previnível para o risco de hipertensão. Por estas e outras razões, este alcalóide torna-se cada vez mais um foco de preocupação da medicina.
    Cabe ressaltar que, a princípio, não é necessário abdicar completamente do consumo de cafeína, afinal essa é apenas uma teoria que não a relaciona de forma definitiva com problemas cardíacos. Vale à pena ficar atento a novos estudos e informações sobre o assunto!





Referências: 
SANCHEZ-OCAÑA, R. Nutrição de A a Z. 1º edição. Editora Senac São Paulo, 2009
"Cafeína pode deixar jovens hipertenso" Disponível em: saude.df.gov.br/003/00301009.asp?ttCD_CHAVE=27452. Acessado em: 7 de agosto de 2010.
"Cafeína e seus efeitos na saúde" Disponível em: todabiologia.com/saude/cafeina.htm. Acessado em: 7 de agosto de 2010.

____________________________________________________________________________________________
Água Tônica e a Quinina

Já se perguntaram o que tem na Água Tônica? Já ouviram falar em Quinino? 




Pois bem, agora vamos conhecer um pouco mais sobre esse composto que vem nas águas tônicas e que quase ninguém sabe o que é. 
A agua tónica contém até 85 mg/l de quinina, que foi inicialmente adicionada como sendo um composto com efeitos benéficos contra a malária, contudo hoje em dia, a água tónica contém uma quantidade insignificante de quinina em termos médicos e é somente usada pelo seu sabor (amargo). É, consequentemente, menos desagradável e também frequentemente adocicada. Alguns produtores também produzem água tónica diet.
Nos Estados Unidos, a Food and Drug Administration limita a quantidade de quinina na água tónica a 83 ppm (83 mg por litro se for calculado pelo quilograma), que é metade para um quarto da concentração usada para a água tónica.
A água tónica é muito usada como uma bebida de mistura para cocktails, especialmente os que são feitos com gin (por exemplo gin tónico). A água tónica com adição de limão ou lima é conhecida como bitter lemon, "pina de limão" ou bitter lime, respectivamente.
A água tónica fica fluorescente se colocada sob luz ultravioleta por causa da presença da quinina. 
Quinina (fórmula química: C20H24N2O2) é um alcalóide de gosto amargo que tem funções antitérmicas, antimaláricas e analgésicas. É um Estereoisómero da quinidina. O sulfato de quinina é o quinino. É extraída da quina. A quinina, pó branco, inodoro e de sabor amargo, é uma substância utilizada no tratamento de malária e arritmias cardíacas. Além de ser um fármaco é utilizada como flavorizante da água tônica.



Uma solução simples para cãibras é tomar água tônica. Por isso se tem cãibras passe a tomar uma ou duas garrafinhas de água tônica por dia e avaliar se as cãibras param de surgir, aumentando ou reduzindo a quantidade de água tônica a tomar.
A água tônica tem uma substância natural chamada quinina, que além de conferir sabor à bebida e de hidratar também tem propriedades capazes de eliminar as cãimbras noturnas.
O sulfato de quinino, pode ser ingerido em forma de comprimidos, prescrito pelo médico quando necessário.
As cãibras podem surgir devido à falta de minerais como o potássio, mas a desidratação é outra das grandes fontes do problema, por isso é comum em hipertensos que diurético para controlar a tensão arterial e em grávidas ou atletas que não ingerem água suficiente.

Resumindo:

A água tônica é feita de água com gás, açúcar e hidrocloreto de quinino, um sal. Sal? Isso mesmo, o que diferencia a água tônica dos outros refrigerantes é justamente o sal, que dá aquele gostinho amargo característico da tônica. O quinino, que compõe o sal usado na bebida, é uma das substâncias ministradas no tratamento da malária, o que leva muita gente a acreditar que a tônica pode ser ingerida como remédio. Mas isso é um tremendo engano, porque, além de a quantidade de quinino na tônica ser pequena demais para ter propriedades farmacológicas - o refrigerante tem 5 miligramas por litro, enquanto no tratamento da malária usa-se 1,5 grama por dia -, o quinino do remédio apresenta-se em uma composição diferente - em sulfato ou cloridrato, enquanto na tônica é hidrocloreto. Por isso, não existem restrições para o consumo da bebida nem mesmo por gestantes - o sulfato de quinino tem propriedades abortivas. Mas nem sempre foi assim. De fato, a tônica surgiu como um remédio e, justamente pela propriedade revigorante da mistura de água com quinino, ela recebeu esse nome. A mistura surgiu na Índia e tornou-se popular graças aos ingleses que viviam por lá - a Índia era colônia inglesa - e levaram a fórmula para as fábricas de refrigerantes da sua terra natal. A bebida foi patenteada em Londres, em 1858.

Atenção: Deve ser consumida com moderação, pois pode causar retenção hídrica que eleva a pressão arterial quando em altas doses, devido ao consumo de quinino e por ser rica em sódio!




Curiosidade: Quinina como Medicamento



O sulfato de quinina é um elemento natural retirado da casca de uma planta medicinal conhecida como Cinchona calisaya ou popularmente Quina-amarela.A quinina também conhecida como quinino é um dos componentes da água tônica, mas pode ser ingerido em forma de medicamento.

Indicações

Prevenção de cãibras; tratamento da malária resistente à cloroquina.

Efeitos colaterais

Visão turva; fotofobia; diplopia; vertigem;dor de cabeça; náusea; vômito; febre; erupções na pele; sudorese; retenção hídrica; coagulação intravascular disseminada; trombocitopenia; agranulocitose.

Contra indicações

Gravidez; amamentação; hipersensibilidade à quinina; pacientes com neurite óptica ou tinido.

Modo de uso

No tratamento da cãibra: 260 a 520mg de sulfato de quinina por dia. Deve ser feita uma interrupção assim que os sintomas desaparecerem.
No tratamento da malária: ver bula de Quinino.
Importante: A sobredose de quinina ocorre com doses entre 2 a 8 gramas e pode provocar a morte. Nesses casos o indivíduo deve ser submetido à  lavagem gastrointestinal.



Fonte: Rodrigues Valéria Paula. Água tônica: aceitação e análise tempo-intensidade do gosto amargo. Ciênc.Tecnol.Aliment.,Campinas,29(3):567-570, jul.-set.2009.
_________________________________________________________________________________________
Bebidas com cafeína devem indicar as quantidades - Comissão Europeia aprova novas regras

A Comissão Europeia aprovou ontem, em Bruxelas, novas regras de etiquetagem para a área alimentar. A partir de 1 de Julho de 2004, os fabricantes são obrigados a identificar a presença de quinino e cafeína nas bebidas ou alimentos que os contenham.A nova regulamentação, que entra em vigor dentro de dois anos será particularmente rigorosa em relação a determinadas bebidas energéticas compostas por elevadas quantidades de cafeína mas que não apresentam qualquer referência à mesma.
 Aquelas bebidas são geralmente vendidas como simples refrigerantes e anunciadas como potenciais recuperadores de energia, particularmente indicadas para quem pratica desporto.
 A partir de 2004, todas as bebidas com mais de 150 miligramas de cafeína por litro terão de mencionar "elevado teor de cafeína" e especificar a quantidade desta substância existente em cada recepiente.
  A regulamentação que vigora actualmente não prevê a menção obrigatória ou específica de aromatizantes, pelo que, quer o quinino quer a cafeína, enquanto utilizados como tal, não são mencionados nos rótulos existentes nos produtos.
  Bruxelas considera que a nova regulamentação vai permitir que as pessoas que sofrem de certos problemas metabólicos ou que apresentam hipersensibilidade ao quinino evitem mais facilmente o seu consumo.
 

Fonte: Diário de Notícias








________________________________________________________________________________


CONDUTAS NUTRICIONAIS PARA HIPERTENSÃO E DIABETES





A hipertensão arterial ou “pressão alta” é a elevação da pressão arterial para números acima dos valores considerados normais (140/90mHg). Tais valores são individuais e, por isto, somente o médico pode dar o diagnóstico.
Muitas pessoas nem sabem que tem pressão alta, o que é um grande perigo. O organismo acostuma-se com os níveis elevados de pressão, que, vão comprometendo em silêncio, órgãos como o coração, rins, cérebro e olhos.
De acordo com os estudos, a hipertensão pode estar associada com a obesidade em aproximadamente 65% das mulheres e 78% dos homens.
Além de fatores como raça, idade, sexo e hereditariedade, o excesso de gordura localizada na região abdominal, estresse, alimentação inadequada (excesso de sal principalmente), sedentarismo, fumo, também são fatores que contribuem com a elevação da pressão arterial.
Além de fatores como raça, idade, sexo e hereditariedade, o
excesso de gordura localizada na região abdominal, estresse, a alimentação inadequada (excesso de sal principalmente), sedentarismo, fumo, também são fatores que contribuem com a elevação da pressão arterial.

diabetes é uma disfunção em que o sangue apresenta glicose em excesso seja por que falta do hotmônio insulina ou pela dificuldade da ação do mesmo. 
O hipertenso e o diabético, assim como toda pessoa sadia, deve ter uma alimentação adequada e equilibrada, fornecendo todos os nutrientes para um bom funcionamento do organismo e com isso a redução da pressão arterial e da glicose sanguínea, respectivamente.
Dicas para hipertensos e diabéticos terem uma alimentação adequada:
01)
Controlar ou manter o peso corporal em níveis adequados;
02)
Frutas com menor índice glicêmico como a maçã e a pêra, de preferência com casca, são importantes para o diabético;
03)
O uso de adoçantes naturais como estévia é indicado ao diabético. No caso do hipertenso, deve-se evitar os adoçantes com ciclamato e sacarina sódica;
04)
A aveia é um alimento indicado ao diabético, desde que consumida com moderação;
05)
Fracionar as refeições é um cuidado para ser tomado por todos, mas, principalmente pelo diabético. O nutricionista poderá orientá-lo sobre isto;
06)
Reduzir a quantidade de sal. Retirar o saleiro da mesa e aproveitar o sabor natural dos alimentos;
07)
Evitar embutidos, conservas, enlatados, defumados;
08)
Evitar o consumo de bebida alcoólica;
09)
Não usar açúcar (em caso de diabéticos);
10)
Optar por carboidratos integrais (arroz, macarrão, pão);
11)
Dar preferência a alimentos assados, grelhados ou assados, evitando a fritura;
12)
Ler sempre o rótulo dos alimentos industrializados evitando sódio e cloreto de sódio;
13)
Utilizar ricos em potássio, por serem natriuréticos como: inhame, feijão preto, abóbora, cenoura,mamão, espinafre, maracujá, laranja;
14)
Incluir também alimentos rico em magnésio por serem vasodilatadores como amêndoas, pão integral, nozes, couve, gérmen de trigo;
15)
Evitar bebidas estimulantes como chá-preto, refrigerantes a base de cola, capuccino, café, chá mate;
16)
Comer em horários regulares e beber muita água, mas nunca durante as refeições, esperando pelo menos 30 minutos depois ou tomando 30 minutos antes;
17)
Fazer uso de temperos naturais para tornar os alimentos mais saborosos: salsa, cebolinha, coentro, alecrim, sálvia, manjerição, louro;
18)
Consumir o leite desnatado, queijos brancos, margarina light, requeijão light, cream cheese ligth e seus derivados;
19)
Pessoas com hipertensão arterial, também podem ter uma boa alimentação, e uma vida normal. Não esquecendo que os medicamentos em vários casos são essenciais para manutenção da pressão em patamares normais. Por isto, o controle médico regular é fundamental.

As consultas regulares ao nutricionista são muito importantes, porque este profissional é capaz de determinar as quantidades exatas dos alimentos de cada grupo que cada individuo deve comer. O diabético e o hipertenso que seguem a dieta prescrita tem menor chance de apresentarem as complicações tardias. 




Por Vivian Maria