Em Construção...

Assuntos diversos como dicas de nutrição, beleza,utilidades, etc...

Sejam Bem - Vindos!!!

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Anemia

Alimentação Saudável e Qualidade de Vida


A anemia surge quando o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal, em decorrência da falta de um ou mais nutrientes essenciais (ferro, zinco, ácido fólico, B6, vitamina B12 e proteínas). no entanto, na maioria dos casos é ocasionada pela deficiência de ferro na alimentação e provoca cansaço, palidez, falta de apetite e dificuldade de aprendizagem, além de provocar outras doenças.

Dicas para melhorar sua qualidade de vida:

1. Amamente seu filho. Para os bebês o leite materno é considerado um alimento muito importante contra a anemia por deficiência de ferro.
2.Prefira alimentos ricos em ferro (carnes vermelhas, principalmente fígado, rim, coração,peixes e leites enriquecidos com ferro).
3.Entre os alimentos de origem vegetal, prefira os folhosos verde-escuros (eceto espinafre) como agrião, couve, cheiro-verde, taioba, as leguminosas (feijões, fava, grão de bico, ervilha, lentilha), grãos integrais ou enriquecidos, nozes e castanhas, melado de cana de açúcar, rapadura e açúcar mascavo.
4. Associe o consumo das hortaliças acima com as frutas ricas em vitamins C (caju, goiaba, laranja, kiwi, mexerica, acerola, limão) para melhorar a absorção do ferro nelas contido.
5. Como sobremesa dê preferência para as frutas.
6.Procure beber água nos intervalos das refeições.


__________________________________________________________________

Alimentos ricos em ferro: um auxílio no combate à anemia




Baixo desempenho no trabalho e na prática de exercícios físicos, dificuldade de concentração, irritabilidade, fraqueza, cansaço, tontura, falta de ar, perda de apetite, palidez na parte interna dos olhos e lábios são alguns dos sintomas desenvolvidos pela anemia, doença que atinge milhões de brasileiros em todas as classes sociais
Ela é caracterizada pela deficiência no tamanho ou no número de células sangüíneas (glóbulos vermelhos) ou ainda, na quantidade de hemoglobina (pigmento) que elas contêm, trazendo como conseqüência a limitação das trocas de oxigênio e gás carbônico entre o sangue e as outras células do nosso corpo.



De maneira geral, a anemia pode ser desencadeada por vários fatores: 

  • - Baixa ingestão de alimentos ricos em nutrientes necessários para a produção dos glóbulos vermelhos e da hemoglobina, como ferro, vitamina B12 e ácido fólico;
  • - Perda excessiva de sangue por hemorragia, menstruação intensa ou verminoses; - Anormalidades genéticas; - Aumento das necessidades de nutrientes em determinadas fases, como infância e adolescência (em função do crescimento e desenvolvimento corporal), gestação e amamentação.

Dentre os fatores citados, os tipos mais comuns de anemia são as desencadeadas pela deficiência de nutrientes; sendo que dessas, cerca de 90% ocorrem devido à baixa ingestão de alimentos ricos em ferro.

A melhor arma para a prevenção da anemia ferropriva é, sem dúvida, a alimentação bem variada, rica em alimentos que naturalmente possuem ferro ou enriquecidos e fortificados com o mineral. 

Deve-se ressaltar que as melhores fontes naturais de ferro são os alimentos de origem animal - fígado e carnes de qualquer animal - pelo fato de possuírem um tipo de ferro melhor aproveitado pelo nosso organismo. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, leite e ovos não são boas fontes de ferro, embora já exista no mercado leite enriquecido com ferro, que uma boa opção.



POR QUE O FERRO É IMPORTANTE?

O ferro é o elemento dos glóbulos vermelhos do sangue que “carrega” o oxigênio dos pulmões para distribuir por todo o corpo. Também é o ferro que “recebe” o oxigênio nas células e o utiliza para gerar energia. Todas as pessoas precisam de uma quantidade de ferro no corpo para abastecer o organismo com oxigênio e energia. 

QUEM MAIS PRECISA DE FERRO?

Crianças têm maior necessidade de ferro porque estão crescendo. Da mesma forma as gestantes também precisam de muito ferro para suprir o bebê que está se formando. As mulheres precisam de mais ferro que os homens, pois o perdem com a menstruação. 

O QUE ACONTECE QUANDO FALTA FERRO?

A deficiência de ferro é a principal causa da anemia, provocando diminuição do tamanho dos glóbulos vermelhos no sangue e assim a falta de oxigênio no organismo. No início não há sintomas e o diagnóstico só é possível com o exame de sangue. Quando a doença já está mais avançada podem haver sinais como:

• desatenção;
• desânimo;
• fraqueza;
• sonolência;
• palidez;
• falta de apetite;
• cabelos quebradiços;
• unhas fracas;
• língua lisa (perda das papilas gustativas);
• déficit no desenvolvimento;
• déficit na aprendizagem escolar;
• infecções frequentes (baixa imunidade).

________________________________________________________________

ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS NO COMBATE À ANEMIA

O ferro está presente nos alimentos em maior ou menor quantidade, conforme relação abaixo. Para melhor aproveitamento do ferro pelo corpo devemos ingerir alimentos ricos em ferro acompanhados de alimentos ricos em vitamina C (vide lista abaixo).

Alimentos com alta quantidade de ferro:

- miúdos (fígado, moela, coração, língua);
- carne de gado;
- peixes; 
- gema de ovo.

Alimentos com moderada quantidade de ferro:

- feijão;
- lentilha;
- ervilha-seca partida;
- açúcar mascavo;
- melado.

Alimentos com grande quantidade de vitamina C (ácido ascórbico):


- laranja; 
- abacaxi;
- limão; 
- goiaba;
- maracujá; 
- acerola;
- bergamota;
- kiwi;
- morango;
- abóbora;
- couve-flor;
- repolho;
- tomate.

Alimentos que interferem na absorção de ferro: 

Alguns alimentos contêm “fitatos”, que são fibras que se ligam ao ferro no intestino, prejudicando a sua absorção, pois são eliminados nas fezes. Desta forma estes alimentos não devem ser associados com os alimentos ricos em ferro.

- alimentos verdes (espinafre, couve, folha de beterraba); 
- cereais integrais (arroz integral, farinha de trigo integral, aveia, linhaça, cevada); 
- clara de ovo; 
- beterraba; 
- soja;
- café;
- chá preto; 
- refrigerantes de cola.




Por Vivian Maria