Em Construção...

Assuntos diversos como dicas de nutrição, beleza,utilidades, etc...

Sejam Bem - Vindos!!!

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Superdicas de Cozinha da Nutri!





Superdicas para facilitar sua vida na cozinha!!!







Bolo Novo
Quando o bolo estiver amanhecido, faça furos com um garfo e regue-o com meio-copo de soda limonada ou de guaraná. Ou molhe com leite e aqueça por 15 minutos em forno a 180°C.











Para picar salsinha
fácil e de modo rápido, tire as folhas, lave e seque-as. Depois, coloque-as em uma xícara e use a tesoura para picá-las (a tesoura deve ser lavada e desinfetada com alcool).




Hidrate Frutas Secas
para adicionar a bolos ou tortas, mergulhando-as no chá em lugar de água.








Batatas Cozidas
Se as batatas para o purê ficarem cozidas demais, mude a receita. Bata uma clara em neve, bem firme, e misture as batatas. Coloque em uma travessa e asse em forno quente.




Se o prato pedir queijo
um pouco mais seco, parta a mussarela e deixe-a no escorredor por meia-hora.








Batata especial
Se você colocar 2 rodelas de cebola nas batatas fritas pouco antes de tirar do fogo elas ficarão com sabor especial.






Maior Validade
Para conservar o salame macio por mais tempo, passe clara de ovo na casca e um pouco de manteiga na parte cortada. Quando for servir crus deverão ser previamente escaldados, devendo ser introduzidos em água a ferver durante 4 a 5 segundos.
Obs: utilize ovos pasteurizados para evitar contaminação do salame com a bacteria salmonella presente no ovo.






Feijão Rápido
Apresse o preparo do feijão colocado-o de molho em água quente por 30 minutos antes de cozinhá-lo.






Jiló
O jiló tem grande quantidade de sais minerais, como o cálcio, fósforo e ferro, além de vitaminas B% e C. Conserve-o na prateleira mais baixa da geladeira.







Cuidado com os ovos:
devem ser guardados em ambiente fresco e seco, e se for guardá-los na geladeira, acondicione nas gavetas ou prateleiras, assim evita-se o risco de contaminação da casca. O ovo (casca) deve ser lavado somente na hora de utilizar.
Sempre compre ovos que estiverem em balcões frigoríficos. Na temperatura ambiente, os ovos perdem mais a qualidade em um dia do que durante toda uma semana de refrigeração!


Para quem gosta de um bom café: não utilize água fervente, desligue antes de chagar ao ponto de ebulição e despeje devagar sobre o pó. Todo pó terá suas características melhor preservadas se mantido em geladeira em recipiente fechado. Use sempre água pura e filtrada.

Para economizar gás: mantenha sempre os quemadores limpos; se a chama estiver amarelada ou escurecendo as panelas, limpe-os por dentro. a chama curta e azul é a mais quente e econômica e, sempre que possível, utilize fogo brando.













Ovos em formato de coração

uma dica bem criativa.



Qual a mulher que não é romântica?


Com esta dica criativa todas as mulheres românticas têm a possibilidade de surpreender os seus amores.
Também é uma dica interessante para surpreender familiares ou amigos em jantares especiais.

Se é homem, porque não surpreender a sua amada com uns ovos cozidos em formato de coração. De certeza que ela vai ficar encantada.

A dica que eu vos trago hoje é um tutorial que ensina passo a passo como fazerovos em formato de coração.
Este tutorial foi-me enviado pela minha amiga Fatinha do iDowns. Obrigado à Fatinha pela maravilhosa dica.
Eu já testei e o resultado foi surpreendente, o meu marido (Miguel do Utilnet) adorou a ideia.

Aqui fica a dica, o tutorial enviado pela Fatinha:

Material: 
- Ovos cozidos.
- Paus redondos (pauzinhos dos chineses).
- Papel "duro" (papel dos pacotes de leite ou sumos). Pode usar cartolina dura.
- Elásticos.

Observação:
Eu uso "paus dos chineses" mas pode ser qualquer pau redondo ou objeto redondo (ver imagem).
Pode ser qualquer papel duro, eu uso os pacotes de leite ou de sumos (reciclagem, reaproveitamento).

Passo 1:
Coza ovos
Corte pedaços de papel (um para cada ovo), dobre-os ao meio (ver a imagem para ter ideia do tamanho que deve cortar).
Prepare um pau para cada ovo.
Prepare 2 elásticos para cada ovo.

Passo 2:
Quando os ovos estiverem cozidos, descasque-os.

Passo 3:
Pegue no ovo ainda quente ou morno (com ovos frios a dica não funciona), coloque-o em pé no meio da folha, dobre a folha, coloque o pau redondo no cimo do ovo e coloque um elástico de cada lado de forma para que estes segurem a folha e o pau. O pau deve estar a fazer pressão sobre o ovo (ver a imagem para ter um ideia mais clara de como deve fazer).
Repita esta operação para os restantes ovos.

Passo 4:
Deixe arrefecer. Pode ser em temperatura ambiente ou no frigorífico (geleira).
O tempo pode variar.

Passo 5:
Quando frios, "deforme" os ovos (retirar os elásticos, pau e papel).

Passo 6:
Corte os ovos ao meio. Pronto, para cada ovo terá 2 corações.
Imagem de como fazer os ovos em formato de coração:









Para desinformar um bolo sem vê-lo depois aos pedaços





Nada mais chato do que fazer um bolo e depois vê-lo em pedaços antes de servir. Temos aqui uma maneira prática e simples, a arte de desenformar o bolo perfeito.

Os segredos são  simples

1. Unte bem a fôrma.
2. Não tenha pressa. Espere seu bolo ficar morno. Não vale deixar esfriar completamente e nem tirar da fôrma enquanto ainda está muito quente.


Bolos Normais (chocolate, cenoura e outros)

Para bolos normais, besunte toda a superfície (inclusive as laterais do tabuleiro) com manteiga e depois polvilhe com farinha de trigo, até ficar tudo bem branquinho. Nada de regular a manteiga. Espalhe bastante, suficente para que a farinha de trigo grude em toda a superfície do tabuleiro.
Para o blolo cremoso o ideal é paela manteiga.




A hora da verdade.

Bolos Cremosos (os chamados bolos de fazenda, como fubá cremoso, mandioca, milho verde)
Para estes, a dica é usar manteiga e farinha de rosca, em vez de farinha de trigo. Ou, para garantir que saia mais perfeito, papel manteiga. No caso do papel manteiga, o procedimento é o seguinte:

1. Unte com a manteiga
2. Coloque o papel
3. Unte novamente com manteiga, por cima do papel.

A questão da manteiga é o seguinte:
Há quem use óleo, e não manteiga, para untar o tabuleiro. Mas não é o mais recomendado. Seu bolo pode até não grudar, mas com certeza o sabor não será o mesmo. A manteiga deixa um gostinho bem melhor.
Quer usar margarina? Tudo bem, desde que tenha mais de 74% de lipídios (confira na embalagem esta informação). Margarinas light muitas vezes não têm gordura suficiente e seu bolo acaba ficando grudado na fôrma. Fique de olho.


Quando for ralar casca de laranja ou limão, tenha cuidado de não ralar a parte branca, pois é amarga e compromete o resultado final do prato.





Para obter um arroz bem solto, pingue gotas de limão na água do cozimento.






Para deixar o peito de frango mais macio e suculento, basta colocá-lo de molho no leite de um dia para o outro, sob refrigeração adequada. antes de preparar escorra e tempere a gosto.








Queijos devem ser mantidos em geladeira. Aqueles que têm soro, como o minas frescal, precisam ser tirados da embalagem, embrulhados em filme plástico sem o líquido e guardados em recipiente tampado. Com exceção dos frescos, o ideal é tirar os queijos da geladeira com no minímo 30 minutos antes de servir para que o sabor e o aroma sejam bem apreciados.









Para fazer gelos decorativos, pique cubinhos de frutas, espalhe nas forminhas de gelo, complete com água e leve ao freezer.
















Para afastar as formigas do açucareiro, coloque alguns pedacinhos de casca de limão.








Para extrair mais suco de laranja, coloque-as por cinco minutos mergulhadas em água quente antes de espremê-las.








Para tirar o cheiro de alho das mãos basta esmagar e esfregar um macinho de salsa com os dedos e passar por água.


Exagerar no alho ao cozinhar e se arrepender  tem solução: coloque na panela alguns talos de salsinha e lee novamente ao fogo, para que o gosto do alho seja absorvido.




Frituras deixam um cheiro desagradável que fica impregnado na cozinha. Para remediar, coloque meia colher de chá de canela em pó, em uma frigideira seca, aqueça e deixe alguns minutos. O cheiro desaparece  e o aroma da canela perfuma a casa por um bom tempo.


Para manter a couve-flor branca, adicione um pouco de leite a água do cozimento.












Frango empanado: para empanar pedaços de frango sem fazer sujeira, coloque a farinha dentro de um saco plástico limpo. Junte os pedaços de frango e chacoalhe até misturar bem.




Durante o preparo de frituras, acrescente 1 colher de sopa de vinagre. Isso impedirá que a massa absorva muita gordura.










Para saber se o pão ou a rosca já estão devidamente crescidos, coloque uma bolinha de massa em um copo de água fria. quando a bolinha subir a tona, está na hora de assar.






Quando fizer um molho de tomates, sempre coloque uma cenoura ou beterraba descascada dentro do molho. quando estiver cozida, o molho estará pronto e sem acidez. a cenoura ou beterraba tiram a acidez do molho.














Como comprar e escolher os ovos



Importante para qualquer pessoa que cozinhe!

Os ovos são formados por três partes: casca, clara e gema. A casca é frágil e porosa. Na parte interna há uma membrana finíssima aderida à casca que não é assimilada pelo organismo. Na extremidade arredondada do ovo essa membrana se desdobra formando uma pequena câmara de ar, pela qual se pode reconhecer se o ovo está fresco ou não. Quanto mais velho o ovo, maior a câmara de ar. É por isso que se verifica o frescor do ovo mergulhando-o em um copo com água: se o ovo afundar está fresco, se boiar está velho. O ovo fresco apresenta clara viscosa e firme, a gema em posição central, redonda e sobressalente.
A cor da casca varia do branco até o marrom escuro. De acordo com a raça da ave, pode apresentar-se rósea ou mesmo azulada. Não há relação entre a cor da casca e o valor nutritivo, sabor ou qualidade do ovo. A cor da gema, em grande parte, é influenciada pela alimentação da galinha.
O ovo de galinha é o mais utilizado na alimentação humana. Ovos de codorna também podem ser encontrados no comércio. Os de outras aves, como pata e marreca, são usados em escala bem reduzida. Os de  peixe, conhecidos como ovas, podem ser encontrados frescos ou em conserva. É o caso do caviar (ovos de esturjão), vendido enlatado.
Não se deve consumir ovos crus pelo risco de contaminação com salmonela. O cozimento mata a salmonela e torna o ovo seguro para o consumo.
Quando for cozinhar o ovo com a casca, prefira usar o ovo à temperatura ambiente. Se for usar ovos gelados, ponha-os em uma panela com água à temperatura ambiente e leve para cozinhar em fogo baixo, para que a casca não se rompa. Depois que a água ferver espere de 7 a 10 minutos para que o ovo fique completamente cozido.O resultado de um cozimento adequado a clara deve estar firme e a gema macia. Quando se cozinha o ovo por mais de 15 minutos, o calor excessivo resulta num ovo com clara muito enrijecida e a gema com tendência a coloração verde escura, "anel verde escuro", por uma reação que ocorre entre ferro e enxofre contido na gema.
Quando for usar o ovo em receitas de pães e bolos, use o ovo à temperatura ambiente, posto que a utilização de ingredientes gelados inibe a ação do fermento, o que faz com que a massa cresça menos e fique menos macia. Para evitar que isso aconteça, retire os ovos da geladeira na véspera de fazer a receita ou, ao menos, algumas horas antes. Se não houver tempo hábil para aclimatar os ovos e houver algum líquido a ser adicionado na recieta (tal como água ou leite), use-o morno. Também é possível colocar os ovos gelados de molho por cerca de 15 minutos em água morna antes de usar na receita, mas tome cuidado, pois se usar água quente demais os ovos podem cozinhar.
Não compre ovos com rachaduras, mesmo que pequenas, pois elas permitem a entrada de microorganismos que contaminam o ovo e se proliferam em seu interior. Se o ovo foi comprado intacto, mas sua casca rachou durante o transporte, use-o imediatamente ou descarte-o (jogue-o fora).
Os ovos não devem ser guardados na porta da geladeira posto que seu movimento constante é prejudicial a conservação dos ovos, além disso, a porta é um dos lugares mais quentes da geladeira. Ao comprar os ovos, retire-os da embalagem e coloque-os em um recipiente plástico (sem tampa) e guarde-o na primeira prateleira da geladeira, onde é mais frio.

Propriedades e benefícios à saúde

Contém vitamina B12 (cianobalamina). Essencial para o crescimento, ela combate a anemia e melhora a memória e a concentração. Sua falta está associada a degenerações neurológicas que, em casos extremos, podem levar à paralisia progressiva. Suas fontes são exclusivamente alimentos de origem animal (carne, leite, ovos).
A gema de ovo contém vitamina E que previne doenças cardiovasculares, combate os radicais livres, retarda o envelhecimento, alivia a fadiga, ajuda o corpo a aproveitar a vitamina A, protege os glóbulos vermelhos e fortalece o sistema imunológico.
Contém vitamina B3 (niacina) que previne dores de cabeça, principalmente as da enxaqueca, e facilita a digestão.
Contém fósforo, que junto com o cálcio, ajuda a construir o esqueleto, protegendo contra a osteoporose, melhora a resistência orgânica e reduz a sensação de fadiga, por participar da geração de energia no corpo e ativa muitas vitaminas do complexo B.
Contém Lisina, que é uma das peças fundamentais para a composição do colágeno, proteína que ajuda a sustentar os tecidos do organismo e participa da composição dos ossos.
Contém altas doses de colina, substância essencial para o sistema nervoso, que estimula a memória e a concentração.
Contém zeaxantina e luteína, que protegem a visão, prevenindo problemas como a catarata.
É de fácil digestão.
Do ponto de vista nutricional, o ovo é quase tão completo quanto o leite materno. Rico em zinco, selênio, ferro, sódio, potássio, vitaminas A, E e as do complexo B. Recomendado o seu consumo por grávidas, atletas, crianças e pessoas que convalescem de alguma doença.
 Um ovo tem em média 42 - 73 gramas e nelas encontra-se apenas 1,5 g de gordura saturada, menos do que uma fatia de queijo branco.

O valor nutritivo do ovo não se altera com o cozimento, porque suas proteínas, quando expostas ao calor, em vez de se dispersarem, se coagulam. Em 100 gramas de ovo encontra-se: 

- 163 calorias; 
- 1.180 unidades de vitamina A; 
- 12,9 g de proteínas; 
- 0,11 mg de vitamina B1; 
- 11,5 g de gorduras; 
- 0,30 mg de vitamina B2; 
- 54 mg de cálcio; 
- 0,1 mg de vitamina PP; 
- 205 mg de fósforo; 
- 2,3 mg de ferro; 
- 122 mg de sódio; 
- 129 mg de potássio
- Contém, ainda, em quantidades menores, vitaminas B6, B12 e D

Quando comprares ovos deves escolher os que têm a casca intacta e completamente limpa. Só os deve lavar no momento em que for consumir pois se os lavares antes irá destruir a camada que os protege das bactérias. Os ovos devem ser guardados sempre em refrigeração com a parte mais pontiaguda voltada para baixo.Para verificar se um ovo é fresco basta colocá-lo dentro de um copo com água. Se o ovo for fresco irá até ao fundo; se ficar a meio do recipiente significa que tem cerca de 4 ou 5 dias; se flutuar na água é sinal que já é muito velho e portanto não deve ser consumido.

ATENÇÃO: Antes de consumi-lo é importante lavá-los em  água corrente ou morna, sem esfregar,para que as bactérias não penetrem pelos poros do ovo para dentro do mesmo.


COMO PREPARAR ADEQUADAMENTE SEUS OVOS:

Ovo Cozido 

Pegue um ovo em temperatura ambiente e lave em água corrente.
Coloque o ovo em uma panela pequena e cubra com água fria até 2 a 3 cm de sua superfície.
Quando abrir ebulição, deixe cozinhar por 10 minutos.
Retire do fogo, passe em água fria e descasque.



Ovo Poché
Em uma panela, misture 1 litro de água com 15 ml de vinagre e aqueça a uma temperatura de 85°C (quando começa a querer abrir fervura, formar bolhinhas no fundo da panela).

Quebre 2 ovos em uma xícara, um de cada vez, tomando cuidado para não quebrar as gemas. Coloque na água, por cerca de 4 minutos ou até ficarem prontos. Tampe a panela. Remova os ovos cuidadosamente com uma escumadeira, colocando-os na água fria. Remova os ovos da água fria e apare as bordas da clara se desejar.


Ovo frito



Numa frigideira, coloque 2 cm de óleo e aqueça (até 180°C). Coloque 1 ovo quebrado numa tigelinha e frite, jogando o óleo quente (com uma escumadeira) sobre o ovo até ficar cozido e crocante.




Para ver se o óleo está à temperatura certa, pode usar uma fritadeira com termóstato ou um termómetro. Para conseguir um bom resultado, o óleo deve estar a 180-190°C. Se não tiver um termómetro, aqueça o óleo numa fritadeira funda ouwok até estar quase a fumegar e deite um cubo de pão. Se este alourar em 30 segundos, o óleo está à temperatura certa. Para manter a temperatura durante a fritura, não frite muitos alimentos ao mesmo tempo.



Por Vivian Maria













VOCÊ SABIA QUE...

A água em que se cozinham ovos é ótima para regar plantas?
 Isto porque, durante o cozimento, ela retira cálcio da casca.. . . . . . . . . . . . . . . . . . .


Cascas de ovos batidas no liquidificador são um dos melhores afiadores para lâminas de metal. . . . . . . . . . . 


As cascas de ovos moídas misturadas com a terra das plantas, são um adubo maravilhoso. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
A clara de ovo, misturada com cal em pó, é uma ótima cola para porcelana









                                                           DICAS DE SAÚDE



Você sabia que...

O alho é considerado um poderoso desinfetante? Os povos nômades do deserto usavam os dentes de alho para se defenderem das picadas de insetos.. . . . . . . . . . . . . . . . . . .











O arroz é um dos alimentos mais ricos em hidratos de carbono, que são fontes de energia? A água em que o arroz foi cozido é excelente no tratamento de diarréias das crianças.. . . . . . . . . 








As sementes de erva-doce, de sabor idêntico ao anís, são usadas como tempero em alimentos e também na preparação de um chá de efeito calmante e digestivo.. . . . . . . . . . . 









O chuchu é um alimento pobre em nutrientes. Deve ser preparado junto com outros alimentos que compensam esta pobreza em valores nutritivos, tais como molho branco, creme de leite, ovos, etc.. . . . . . . . . . . . . . 




O soro do iogurte não deve ser eliminado, pois contém proteínas de alto valor biológico. O iogurte não deve ser guardado em recipientes de vidro transparente, pois a luz destrói a vitamina

 B2 existente no produto.. . . . . . . . 




A couve-flor é bastante rica em sais minerais e possui uma quantidade razoável de vitamina A. Como não tem gorduras, é indicada para regimes de emagrecimento.. . . . . . . . . . . . . . . 













Uma boa fatia de mamão ingerida em jejum todos os dias, garante o bom funcionamento dos rins e do fígado.. . . . . . . . . . . . 












A principal riqueza nutritiva da cenoura é o caroteno, um elemento que durante a digestão se transforma em vitamina A, muito importante para os olhos, a pele e as mucosas. Também é um alimento ótimo para regimes porque não tem gorduras. Por ser um legume tão rico, recomenda-se o consumo de pelo menos duas cenouras médias por semana.








TÉCNICAS E TERMOS CULINÁRIOS















O que é banho-maria?



- É o nome dado ao processo de aquecer ou cozinhar lentamente qualquer ingrediente, mergulhando em água fervente o recipiente que a contém.


O que é besuntar?



- Besuntar consiste em pincelar com algum tipo de gordura um alimento que está sendo grelhado ou assado, para que não fique ressecado.


O que é apurar?



- Apurar é ferver um alimento, evaporando o líquido nele contido para reduzir o seu volume e concentrar o seu sabor.


Como identifico ponto de bala mole?



- Ponto de bala mole é o ponto em que uma pequena quantidade de calda forma uma bolinha quando resfriada em água.


Como sei que a calda está em ponto de fio?



- Para saber se a calda está em ponto de fio, coloque um pouco da calda em um prato e espere esfriar um pouco. Depois, com a ponta dos dedos, aperte e puxe. Deverá se formar um fio que não se desmancha.


O que é curtir?



- É fazer com que o alimento tome fortemente o sabor de um molho ou bebida alcoólica. A carne, por exemplo, pode ser curtida em vinha d’alhos e as pêras em aguardente.


O que é demolhar?



- Demolhar ou deixar em demolho é manter o alimento em água, durante um tempo, para amolecer ou perder o excesso do sal.


O que é escaldar?



- Escaldar é despejar um líquido fervente sobre um alimento ou ainda mergulhá-lo em água fervente por alguns instantes.


O que é flambar?



- É uma técnica que consiste em colocar uma bebida alcoólica tipo conhaque, whisky, rum, em uma concha de metal de cabo largo, aquecê-la diretamente no fogo e despejá-la em chamas sobre os ingredientes do prato ou preparação culinária.


O que é gratinar?



- É tostar a superfície de um prato levando-o ao forno, depois de coberto com molho branco e polvilhado com queijo ralado.


O que é macerar?



- Macerar é deixar um alimento dentro de um molho ou tempero para que tome gosto e amoleça suas fibras.


O que é marinar?



- É deixar um alimento de molho em uma mistura de temperos durante várias horas, ou até dias, para tomar gosto.


O que é sovar?



- Sovar consiste em bater vigorosamente uma massa, com as duas mãos, até que a massa forme bolhas.


O que é refogar?



Refogar é fritar alimentos em pouca gordura até que fiquem ligeiramente macios.


O que é ponto de quebrar?



É quando uma pequena porção da calda ao ser colocada em água fria, forma uma bala dura, isto é ponto de quebrar.


O que é vinha d'alhos?



- É uma mistura feita de vinho, alho, louro, salsinha, cebolinha verde, pimenta-do-reino e cebola espetada com cravos, utilizada para deixar de molho carnes, peixes e aves.


O que é untar?



Untar é passar margarina, manteiga ou óleo em formas ou superfícies de trabalho.


O que é gelatinizar?



É dar consistência firme à preparações, as quais tenham a gelatina como ingrediente.


O que é gelée?



Preparação que tem como base gelatina e usada para dar brilho a preparações culinárias.


O que é roulade?



É uma preparação que foi recheada e depois enrolada.


Dill: é um tempero de cor verde brilhante, com aroma refrescante e sabor muito delicado. Também conhecido como endro e pode ser encontrado fresco ou seco.

















Pimenta-rosa: especiaria de aroma menos delicado, cuja cor enriquece qualquer prato.

Ervas-finas: mistura de salsa, cerefólio, estragão e cebolinha verde.











Ciboulette: condimento culinário, usado em saladas verdes.

Chaud-Froid: é uma iguaria que é preparada quente, mas é servida fria. São peças de carne, aves ou peixes cobertos com molho branco.


Ganache: creme usado na confeitaria para cobrir bolos, bombons, sorvetes e petit-fours. Elaborado com creme de leite e chocolate e pode ser aromatizado com algumas gotas de conhaque.






Gaspacho: prato típico da Andaluzia, Espanha, é uma sopa fria refrescante, que pode ser preparada com vários ingredientes como tomate, pepino, beterraba, etc.







Limão-siciliano: fruta perfumada, de origem italiana. O limão-siciliano tem côr verde-amarelada, sua casca é enrugada e bem grossa. Maior que o limão-galego, porém com menos suco e mais ácido.



Tartare: é o nome dado a preparações com carne crua e condimentada. O mais conhecido é o steak tartare, preparado com carne de boi picada, servida crua com gema de ovo e com diversos condimentos. Também esta terminologia é usada para denominar pratos com peixe.

Maçã Granny Smith: de tamanho médio, com casca verde brilhante e polpa ácida. É de origem australiana e indicada para tortas e muitas preparações culinárias.









Vinagre balsâmico: é um vinagre de cor escura, originalmente fabricado em Módena (região do norte da Itália), a partir de uvas brancas e doces. Após os primeiros sinais de fermentação, a mistura é cozida em temperatura baixa, o que lhe confere a cor escura. Somente depois de envelhecido em barris de madeira e quanto mais velho o vinagre, mais ganha sabor e corpo. Este processo de envelhecimento pode levar até 12 anos. Os vinagres considerados nobres, diga-se vinagres balsâmicos gran reserva, podem chegar de 25 a 40 anos de envelhecimento, até adquiriram um perfeito equilíbrio entre o doce e o ácido.

Castanha portuguesa: também chamada de castanha européia, é típica dos países frios. Pequena e achatada, com casca marrom brilhante e polpa acinzentada. Muito usada cozida, especialmente em festas de fim de ano.

Licor de Amaretto ou Fragélico: licor de amêndoas e bebida alcoólica doce, com aroma e sabor de amêndoa.

















Vinho Madeira: vinho meio-doce de coloração âmbar-escuro, assemelhando-se ao xerez, mais doce e escuro. Importado de Portugal.