Em Construção...

Assuntos diversos como dicas de nutrição, beleza,utilidades, etc...

Sejam Bem - Vindos!!!

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Aprenda a fazer a Touca de Gesso - Hidratação com Maizena

Estou postando a nova moda na web, para as mulheres que adoram cuidar da beleza de seus cabelos assim como eu; é a hidratação de maizena ou touca de gesso como também é conhecida, ainda não fiz em meus cabelos, mas irei fazer e postar aqui o resultado que obtiver. Lembrando que uma alimentação saúdavel rica  em cereais integrais, proteínas, frutas, legumes e verduras são essenciais para que seu cabelo esteja sempre lindo além dos cuidados externos. Vejam como fazer:



Ingredientes:

1 colher de sopa de maizena bem cheia
100 ml de água
1 colher de sopa de mascara capilar ou creme hidratante para o seu tipo de cabelo
1 ampola de D-pantenol ou 5ml de bepantol
1 colher de açúcar cristal

Como preparar:

1- Em uma tigela não metalica, misture a mascara capilar com o açúcar e o D-pantenol. E reserve.
2 - Em uma panela dissolva completamente a maizena na água ainda fria. Leve ao fogo baixo até engrossar, formando um creme homogeneo (mexendo sempre para não empelotar);
3- Misture o creme de maizena a mistura anterior (mascara capilar + D-pantenol+ açúcar), até homogenizar.
4- Espere esfriar e passe nos cabelos, mecha por mecha massageando bem. Coloque uma touca plástica ou térmica, e deixe agir até 30 minutos.


Obs: Para cabelos longos use 2 colheres de sopa bem cheias de maizena com 200ml de água fria e 2 colheres de mascara capilar ou creme hidratante.

Super dicas:

* Pode colocar também uma colher de açúcar, que deixa o cabelo mais pesado e dá uma 'alisada' (recomendo o açúcar cristal normal, orgânico ou refinado não fazem efeito).Se seus cabelos são finos não use o açúcar.
* Passe o creme ainda morno.
* O ideal é passar nos cabelos úmidos.
* Uma colher de sopa de óleo de amendoas para ajudar  no efeito final.



Veja um video ensinando como fazer :




Algumas dicas para hidratar seus cabelos com ampolas hidratantes:




Essa dica de beleza você não tem desculpa para não utilizar: são ampolinhas de vitaminas e compostos para o cabelo. A dermabel tem toda uma linha de ampolas, que custam em torno de 0,50R$ cada uma e são facilmente encontradas em qualquer farmácia e principalmente em perfumarias. Tenho sempre um estoque em casa de várias delas, pois são as mais baratinhas que encontrei e que dão resultado.

Como usar: O uso mais freqüente é misturado ao seu creme de hidratação favorito. Algumas pessoas passam diretamente o conteúdo da ampola no cabelo pois são sem enxágue, não achei que elas são oleosas dá para passar de 1 a 2 ampolas em cabelo de tamanho curto e médio, para cabelos longos use 3 a 4 ampolas. O segredo é massagear sempre bem o cabelo, em movimentos de sobe e desce.

As ampolas mais tradicionais são:

Pró-vitamina B5: Azulzinha. Indicada para cabelos quebradiços. A Pro-Vitamina B5 é o precursor do Ácido Pantotênico (vitamina B5), que é um constituinte natural do cabelo e dos tecidos vivos e que atua no metabolismo de proteínas, lipídios e carboidratos e na síntese da hemoglobina, do colesterol e dos esteróides. Atua na cutícula capilar, regularizando-a. É a vitamina mais usada na cosmetologia, em geral.


Ceramidas: é a ampola rosinha. Ceramidas são uma classe de lipídios, que especificamente no cabelo atuam ajudando a fechar as escamas dos fios. Atuando como barreira, elas impedem a perda de água dos fios. É um produto altamente hidratante, indicado para cabelos ressecados por química.

Queratina: Laranja. A queratina é uma proteína insolúvel, principal constituinte da epiderme, unhas, pêlos, tecidos córneos e esmalte dos dentes. Ou seja, é a principal proteina do cabelo, recobrindo as escamas dos fios. Os processos mecânicos e químicos destroem a queratina do cabelo, abrindo as escamas. Sua aplicação garante fios mais resistentes e brilhosos. Porém, muito cuidado – excesso de queratina pode endurecer seu cabelo.

Vitamina E: Verdinha. A vitamina E evita a peroxidação de ácidos graxos poliinsaturados que ocorrem em membranas por todo o corpo. Regenera tecidos. Sua ação antioxidante ajuda a combater os radicais livres. Também indicada para os cabelos secos. Tem uma excelente resposta quando aplicada sobre as pontas duplas dos cabelos.


JaborandiVermelhinha. É um óleo essencial. Possui função antiinflamatória e é estimulante do crescimento capilar. Muito indicada para queda de cabelos.

Vitamina A: Amarela. Seu cabelo anda opaco e sem brilho? Vitamina A nele! Essa vitamina atua diretamente no crescimento de cabelos e unhas.
E agora vamos a ampola mais celebrada de todos os tempos: a Ampola Azul da Alfapart: Essa ampolinha azul é de semi di lino, que nada mais é do que semente de linho. Ele atua, como as outras ampolas, no fechamento das cutículas do cabelo, mas dá um resultado de maciez incomparável. O efeito condicionante é imediato, acompanhado do brilho do cabelo.
Essa ampola pode ser usada diretamente no cabelo. Você lava o cabelo habitualmente, massageia com o conteúdo da ampola e deixa alguns minutos. Também pode ser misturada ao seu creme de hidratação normal. O cheiro dela é um pouco forte, e por isso o ideal é não usá-la inteira (o que é ótimo, porque aumenta o rendimento, já que essa ampola é um pouco mais cara, custando, em média, uns doze reais). Não esqueça que se trata de uma ampola com enxágue, senão ela pode endurecer o cabelo.




Dica: A ampola de semi di lino da Hidra Brilho é a chamada “genérica” da Alfapart, e são ambas do mesmo fabricante. A diferença que a Hidra Brilho é da Altamoda, linha mais comercial, e a Alfapart faz parte da linha profissional. Uma ampolinha da Hidra Brilho custa, em média, quatro reais (diferença boa, hein?).
Todas podem ser misturadas às receitas de máscaras…


Deem uma olhadinha neste post sobre nutrientes X cabelos, que relata a importância de sua alimentação na saúde e beleza de seus cabelos: http://nutrivivianvieira.blogspot.com/2011/05/nutrientes-x-cabelos.html
Beijos Vivian Maria

2 comentários:

Unknown disse...

Adorei as super dicas!! amei seu blog, aliás, eu suo estas ampolas da dermabel, uso muito a de ceramidas e a de aloe vera, amooo, também além do arovit, e o D-pantenol que são ótimos, vou fazer esta hidratação, tinha ouvido falar mas nunca tentei agora que vi como faz pelo vídeo vou testar em casa em meus cabelinhos,rsr, na verdade eu tenho um cabelão até a cintura, então dobrarei a receita.Bjosss a todos!

Lú disse...

Adorei a fazer a touca de gesso nos meus cabelos, cada dia que passa estão ficando mais hidratados, meu cabelo estava muito fraco e elastico,rsr