VOCÊ SABE O QUE É SALMONELOSE?
Salmonelose é uma doença infecciosa provocada por um grupo
de bactérias do gênero Salmonella, que pertencem à família
Enterobacteriaceae, existindo muitos tipos diferentes desses germes.
A Salmonella é conhecida há mais de 100 anos e o termo é uma
referência ao cientista americano chamado Salmon, que descreveu a doença
associada à bactéria pela primeira vez.
COMO SE ADQUIRE?
A Salmonella é transmitida ao homem através da ingestão de alimentos contaminados com fezes animais. Os alimentos contaminados apresentam aparência e cheiro normais e a maioria deles é de origem animal, como carne de gado, galinha, ovos e leite. Entretanto, todos os alimentos, inclusive vegetais, podem tornar-se contaminados. É muito freqüente a contaminação de alimentos crus de origem animal.
O cozimento de qualquer destes alimentos contaminados mata a Salmonella.
A manipulação de alimentos por pessoas contaminadas que não lavam as mãos com sabonete,pode causar sua contaminação.
Fezes de animais de estimação, especialmente os que apresentam diarréia, podem conter Salmonella,e as pessoas em contato com estes animais podem ser contaminadas e contaminar a outras se nãoadotarem medidas rígidas de higiene (lavar as mãos com sabonete). Répteis são hospedeiros empotencial para a Salmonella e as pessoas devem lavar as suas mãos imediatamente após manusearestes animais, mesmo que o réptil seja saudável.
O QUE SE SENTE?
A maior parte das pessoas infectadas com Salmonella apresenta diarréia, dor abdominal (dor de barriga) e febre. Estas manifestações iniciam de 12 a 72 horas após a infecção. A doença dura de 4 a 7 dias e a maioria das pessoas se recupera sem tratamento. Em algumas pessoas infectadas, a diarréia pode ser severa a ponto de ser necessária a hospitalização devido à desidratação. Os idosos, crianças e aqueles com as defesas diminuídas (diminuição da resposta imune) são os grupos mais prováveis de ter a forma mais severa da doença. Uma das complicações mais graves é a difusão da infecção para o sangue e daí para outros tecidos, o que pode causar a morte caso a pessoa não seja rapidamente tratada.
COMO OS ALIMENTOS SÃO CONTAMINADOS POR ESTA BACTÉRIA? COMO EVITAR A CONTAMINAÇÃO?
Os alimentos que podem estar contaminados de forma direta por bactérias do tipo salmonella são, principalmente, carnes, aves, leite e ovos. Outros alimentos podem sofrer contaminação indireta pelas fezes humanas ou de animais que contenham essa bactéria.
A falta de higiene pessoal, na manipulação de alimentos ou a utilização de esterco em plantações de hortaliças, são fatores que podem contribuir para a contaminação dos alimentos. Verificar sempre as condições de higiene dos estabelecimentos de compras e restaurantes, ler o rótulo dos alimentos e data de validade, também são medidas importantes a serem praticadas.
É sempre bom evitar consumir ovos em receitas onde são usados crus, como gemadas ou mousses. Como opção para estas receitas, podem ser utilizadas gemas pasteurizadas de ovos.
No caso de bolos, suflês, cremes cozidos, receitas que também levam ovos crus, o consumo pode ocorrer sem preocupação, pois o calor do fogo enquanto a receita está sendo preparada, mata a bactéria salmonella e também outros microorganismos.
Dicas da nutricionista
Para garantir que a gema não permaneça crua, observe o seguinte:
- Ovo frito: fritar 3 minutos de um lado e 2 minutos de outro, a 120 ºC
- Ovo cozido: cozinhar por 7 minutos em água fervente
- Ovo pochê: cozinhar por 5 minutos em água fervente
- Ovo mexido: mexer por 1 minuto na frigideira
Outros alimentos:
- Evitar carnes cruas ou mal passadas
- Ferva o leite, principalmente os tipos A,B e C
- Lavar as verduras folha por folha em água corrente e deixar por 15 minutos em solução de água e produto à base de cloro para serem desinfetadas conforme instruções presentes na embalagem.
- Evitar o consumo de salada de maionese em restaurantes, pois nem todos utilizam o molho de maionese industrializado.
Referências: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?484
Por Vivian Maria