Páginas

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Momento Reflexão


" Estamos é com carência de passear de mãos dadas, dar e receber carinho sem necessariamente ter que depois mostrar performances dignas de um atleta olímpico, fazer um jantar pra quem você gosta e depois saber que vão "apenas" dormir abraçados, sabe, essas coisas simples que perdemos nessa marcha de uma evolução cega.Alô gente! Felicidade, amor, todas essas emoções nos fazem parecer ridículos, abobalhados, e daí? Seja ridículo, não seja frustrado, "pague mico", saia gritando e falando bobagens, você vai descobrir mais cedo ou mais tarde que o tempo pra ser feliz é curto, e cada instante que vai embora não volta. Antes idiota que infeliz!"

Arnaldo Jabor

Então pessoal, dê carinho para seu namorada (o), marido,esposa ou pessoa que você ama, aproveite o máximo que puder, não se sinta bobo(a) por demonstrar amor, apenas viva intensamente, pois como diziam os antigos "quando se morre tudo fica para trás" não levamos bens materiais conosco, então porque não amar intensamente e ser feliz né! Curta seu amor!

Beijos a todos! Vivian Maria

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Curiosidade sobre as baratas: ECa!




1 – Barata andando pela casa durante o dia não é bom sinal:
As baratas não dormem, mas sabem que é hora de se recolher quando percebem a claridade e só saem quando escurece. Dentro das casas, a hora de ficar quieta no seu canto é enquanto o homem está ativo, oferecendo mais riscos a ela. Então, se você tiver um infeliz encontro diurno com o bicho, fique muito (mas muito mesmo!) preocupado. Baratas em atividade durante o dia indicam que a população está muito alta e não há esconderijos para todas.
2 – As baratas caseiras não têm nenhum papel na cadeia ecológica:
Não precisa ter dó de dar aquela chinelada: aqueles monstrengos que vez ou outra aparecem na sua casa para comer restos de comida e disseminar o pânico não têm nenhuma função nobre no equilíbrio da natureza – são só uma praga, e ainda carregam doenças. Mas as que vivem na natureza são importantes, já que contribuem para a reciclagem do material orgânico e servem de alimento para vários predadores.
3 – Elas têm pelinhos no traseiro que lhes dão informações detalhadas sobre o inimigo:
Você que já tentou matá-las sabe: o bicho é rápido e tem um baita reflexo. Isso se deve em boa parte a dois pelinhos que a barata tem no traseiro, chamados cercis. Eles são capazes de perceber movimentos sutis do ar e lhe permitem obter informações sobre possíveis ameaças, como localização, tamanho e velocidade. Além disso, elas enxergam muito bem, mesmo quando não há luz, e seus ouvidos são capazes de detectar até os passos de outra barata.
4 – Elas podem roer os seus lábios enquanto você dorme – e deixam ali microrganismos que causam doenças: 
Esta é para você nunca mais dormir tranquilamente: as baratas têm o hábito horroroso de roer os lábios das pessoas durante o sono para pegar partículas de alimentos. Isso é ainda pior se considerarmos que os bichos podem carregar a bactéria da peste, da febre tifóide, da cólera, o vírus da poliomielite, de um tipo de herpes e ainda podem transmitir vários tipos de conjuntivite. Escova de dente, para que te quero!
5 – Elas têm uma capacidade incrível de se multiplicar e os ovos vingam mesmo quando a mãe morre: 
Sabe aquela gosma branca nojenta que explode quando você esmaga a barata? Aquilo é gordura e contém as reservas de nutrientes que vão alimentar as células do inseto quando faltar comida. Ali também existem algumas dezenas de ovos, que podem vingar mesmo depois que a mãe morre. A capacidade de reprodução das baratas é incrível: em 150 dias de vida, uma única fêmea consegue botar cerca de 320 baratinhas no mundo.
6 – As baratas conseguem viver vários dias sem cabeça
Além de conseguir ficar até um mês sem se alimentar, o inseto ainda é capaz de sobreviver por vários dias sem a cabeça. É que suas principais estruturas vitais ficam espalhadas pelo abdômen e, nesses casos, um gânglio nervoso no tórax passa a coordenar os seus movimentos, permitindo que fujam das ameaças. Como seu corpo tem um revestimento de células sensíveis à luz, ela ainda pode localizar e correr para as sombras. Qual a forma mais eficaz de matá-las, então? Anote: aerossóis e outros produtos na forma líquida são eficientes contra a barata de esgoto (Periplaneta americana); para matar a barata de cozinha (Blattella germanica), as formulações gel são as mais indicadas.
7 – Para fugir delas, só correndo para as calotas polares: 
Apenas 1% das mais de 4 mil espécies são caseiras. As outras vivem na natureza, e são tão danadas que conseguem viver em quase todos os ambientes naturais, de desertos a florestas tropicais. A sua grande barreira ecológica é o frio intenso, mas nem adianta fugir para a Noruega ou a Finlândia: elas aparecerão em versões minúsculas e vão querer se aquecer no quentinho da sua casa nórdica. A única solução é correr para as calotas polares.
Fonte: <http: www.acidezmental.xpg.com.br>


Muito interessante ne!...Mas só de pensar que as baratas gostam de roer os lábios enquanto a pessoa dorme, para comer restos de comida, dá muito arrepio e nojo...Mas será possivel, que na boca de quem ela roer, o dito cujo não sentirá sua presença, pois ela deve ser fria também, tem que ter um sono muito pesado mesmo!, para não acordar e levar um baita susto com uma barata atrevida dessa!


Beijos Vivian Maria

Nutrientes x Cabelos




Quais são os nutrientes que uma mulher deve consumir para evitar a queda de cabelos?


O Beta-caroteno (vegetais alaranjados e em folhas de cor verde-intensa), vitamina A (fígado, na gema de ovo, no leite em seus derivados) e B (vísceras, carnes magras, cereais integrais, legumes, grãos e nozes) ajudam na síntese de todos os tecidos do corpo, assim também são necessários para o crescimento do cabelo.
O zinco (existente nas ostras, fígado, leite e farelo de trigo) estimula a multiplicação das células, favorecendo no crescimento e fortalecimento dos cabelos.
Os aminoácidos, lisina, cisteína e prolina (encontrados em carnes), são a matéria-prima para a construção dos fios.
Uma alimentação equilibrada ajuda na boa saúde dos cabelos, mas fatores com a hereditariedade, estresse, e medicamentos têm grande influência na integridade dos fios.

Se uma mulher já sofre com a queda de cabelos quais são os nutrientes que ela deve ingerir a mais?

A perda de cabelo raramente está relacionada à Nutrição - menos de 1% dos casos. Quando esta relação existe , a causa pode ser a ingestão excessiva de vitamina A ou uma deficiência de ferro, biotina, zinco ou proteína. Estas deficiências são raras, embora o consumo excessivo de claras de ovos crus possa levar a redução de biotina.
Se a queda de cabelos for resultante de alguma dieta muito restritiva ou relacionada com as deficiências relatadas acima, uma ingestão adequada de todos esses nutrientes e também de proteínas garante a recuperação dos cabelos.

Quais são os alimentos que não devem faltar no prato de quem quer fortalecer os cabelos?

COMA BASTANTE:
Laticínios com baixos teores de gorduras, vegetais verdes e ricos em caroteno e frutas devido à vitamina A
Produtos integrais por causa da niacina
Frutas como bananas, ameixas e melancia para a obtenção de vitamina B6
Frutas secas para suprir as necessidades de vitamina C
Nozes e legumes para obtenção de biotina e zinco
Carnes magras, aves e peixes por seus altos teores de proteínas.

Qual o benefício da soja neste problema?

A soja por ser uma fonte de proteína, vitaminas do complexo B , zinco e outros minerais também pode ajudar a previnir a queda dos cabelos, porém uma alimentação variada é fundamental para que a saúde do couro cabeludo e dos próprios cabelos seja mantida.

Fonte: www.rgnutri.com.br


Aprenda a fazer a Touca de Gesso - Hidratação com Maizena

Estou postando a nova moda na web, para as mulheres que adoram cuidar da beleza de seus cabelos assim como eu; é a hidratação de maizena ou touca de gesso como também é conhecida, ainda não fiz em meus cabelos, mas irei fazer e postar aqui o resultado que obtiver. Lembrando que uma alimentação saúdavel rica  em cereais integrais, proteínas, frutas, legumes e verduras são essenciais para que seu cabelo esteja sempre lindo além dos cuidados externos. Vejam como fazer:



Ingredientes:

1 colher de sopa de maizena bem cheia
100 ml de água
1 colher de sopa de mascara capilar ou creme hidratante para o seu tipo de cabelo
1 ampola de D-pantenol ou 5ml de bepantol
1 colher de açúcar cristal

Como preparar:

1- Em uma tigela não metalica, misture a mascara capilar com o açúcar e o D-pantenol. E reserve.
2 - Em uma panela dissolva completamente a maizena na água ainda fria. Leve ao fogo baixo até engrossar, formando um creme homogeneo (mexendo sempre para não empelotar);
3- Misture o creme de maizena a mistura anterior (mascara capilar + D-pantenol+ açúcar), até homogenizar.
4- Espere esfriar e passe nos cabelos, mecha por mecha massageando bem. Coloque uma touca plástica ou térmica, e deixe agir até 30 minutos.


Obs: Para cabelos longos use 2 colheres de sopa bem cheias de maizena com 200ml de água fria e 2 colheres de mascara capilar ou creme hidratante.

Super dicas:

* Pode colocar também uma colher de açúcar, que deixa o cabelo mais pesado e dá uma 'alisada' (recomendo o açúcar cristal normal, orgânico ou refinado não fazem efeito).Se seus cabelos são finos não use o açúcar.
* Passe o creme ainda morno.
* O ideal é passar nos cabelos úmidos.
* Uma colher de sopa de óleo de amendoas para ajudar  no efeito final.



Veja um video ensinando como fazer :




Algumas dicas para hidratar seus cabelos com ampolas hidratantes:




Essa dica de beleza você não tem desculpa para não utilizar: são ampolinhas de vitaminas e compostos para o cabelo. A dermabel tem toda uma linha de ampolas, que custam em torno de 0,50R$ cada uma e são facilmente encontradas em qualquer farmácia e principalmente em perfumarias. Tenho sempre um estoque em casa de várias delas, pois são as mais baratinhas que encontrei e que dão resultado.

Como usar: O uso mais freqüente é misturado ao seu creme de hidratação favorito. Algumas pessoas passam diretamente o conteúdo da ampola no cabelo pois são sem enxágue, não achei que elas são oleosas dá para passar de 1 a 2 ampolas em cabelo de tamanho curto e médio, para cabelos longos use 3 a 4 ampolas. O segredo é massagear sempre bem o cabelo, em movimentos de sobe e desce.

As ampolas mais tradicionais são:

Pró-vitamina B5: Azulzinha. Indicada para cabelos quebradiços. A Pro-Vitamina B5 é o precursor do Ácido Pantotênico (vitamina B5), que é um constituinte natural do cabelo e dos tecidos vivos e que atua no metabolismo de proteínas, lipídios e carboidratos e na síntese da hemoglobina, do colesterol e dos esteróides. Atua na cutícula capilar, regularizando-a. É a vitamina mais usada na cosmetologia, em geral.


Ceramidas: é a ampola rosinha. Ceramidas são uma classe de lipídios, que especificamente no cabelo atuam ajudando a fechar as escamas dos fios. Atuando como barreira, elas impedem a perda de água dos fios. É um produto altamente hidratante, indicado para cabelos ressecados por química.

Queratina: Laranja. A queratina é uma proteína insolúvel, principal constituinte da epiderme, unhas, pêlos, tecidos córneos e esmalte dos dentes. Ou seja, é a principal proteina do cabelo, recobrindo as escamas dos fios. Os processos mecânicos e químicos destroem a queratina do cabelo, abrindo as escamas. Sua aplicação garante fios mais resistentes e brilhosos. Porém, muito cuidado – excesso de queratina pode endurecer seu cabelo.

Vitamina E: Verdinha. A vitamina E evita a peroxidação de ácidos graxos poliinsaturados que ocorrem em membranas por todo o corpo. Regenera tecidos. Sua ação antioxidante ajuda a combater os radicais livres. Também indicada para os cabelos secos. Tem uma excelente resposta quando aplicada sobre as pontas duplas dos cabelos.


JaborandiVermelhinha. É um óleo essencial. Possui função antiinflamatória e é estimulante do crescimento capilar. Muito indicada para queda de cabelos.

Vitamina A: Amarela. Seu cabelo anda opaco e sem brilho? Vitamina A nele! Essa vitamina atua diretamente no crescimento de cabelos e unhas.
E agora vamos a ampola mais celebrada de todos os tempos: a Ampola Azul da Alfapart: Essa ampolinha azul é de semi di lino, que nada mais é do que semente de linho. Ele atua, como as outras ampolas, no fechamento das cutículas do cabelo, mas dá um resultado de maciez incomparável. O efeito condicionante é imediato, acompanhado do brilho do cabelo.
Essa ampola pode ser usada diretamente no cabelo. Você lava o cabelo habitualmente, massageia com o conteúdo da ampola e deixa alguns minutos. Também pode ser misturada ao seu creme de hidratação normal. O cheiro dela é um pouco forte, e por isso o ideal é não usá-la inteira (o que é ótimo, porque aumenta o rendimento, já que essa ampola é um pouco mais cara, custando, em média, uns doze reais). Não esqueça que se trata de uma ampola com enxágue, senão ela pode endurecer o cabelo.




Dica: A ampola de semi di lino da Hidra Brilho é a chamada “genérica” da Alfapart, e são ambas do mesmo fabricante. A diferença que a Hidra Brilho é da Altamoda, linha mais comercial, e a Alfapart faz parte da linha profissional. Uma ampolinha da Hidra Brilho custa, em média, quatro reais (diferença boa, hein?).
Todas podem ser misturadas às receitas de máscaras…


Deem uma olhadinha neste post sobre nutrientes X cabelos, que relata a importância de sua alimentação na saúde e beleza de seus cabelos: http://nutrivivianvieira.blogspot.com/2011/05/nutrientes-x-cabelos.html
Beijos Vivian Maria

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Salmonella : Os riscos de contaminação




VOCÊ SABE O QUE É SALMONELOSE?

Salmonelose é uma doença infecciosa provocada por um grupo
de bactérias do gênero Salmonella, que pertencem à família
Enterobacteriaceae, existindo muitos tipos diferentes desses germes.
A Salmonella é conhecida há mais de 100 anos e o termo é uma
referência ao cientista americano chamado Salmon, que descreveu a doença
 associada à bactéria pela primeira vez.


COMO SE ADQUIRE?

A Salmonella é transmitida ao homem através da ingestão de alimentos contaminados com fezes animais. Os alimentos contaminados apresentam aparência e cheiro normais e a maioria deles é de origem animal, como carne de gado, galinha, ovos e leite. Entretanto, todos os alimentos, inclusive vegetais, podem tornar-se contaminados. É muito freqüente a contaminação de alimentos crus de origem animal.
O cozimento de qualquer destes alimentos contaminados mata a Salmonella.
A manipulação de alimentos por pessoas contaminadas que não lavam as mãos com sabonete,pode causar sua contaminação.
Fezes de animais de estimação, especialmente os que apresentam diarréia, podem conter Salmonella,e as pessoas em contato com estes animais podem ser contaminadas e contaminar a outras se nãoadotarem medidas rígidas de higiene (lavar as mãos com sabonete). Répteis são hospedeiros empotencial para a Salmonella e as pessoas devem lavar as suas mãos imediatamente após manusearestes animais, mesmo que o réptil seja saudável.

O QUE SE SENTE?

A maior parte das pessoas infectadas com Salmonella apresenta diarréia, dor abdominal (dor de barriga) e febre. Estas manifestações iniciam de 12 a 72 horas após a infecção. A doença dura de 4 a 7 dias e a maioria das pessoas se recupera sem tratamento. Em algumas pessoas infectadas, a diarréia pode ser severa a ponto de ser necessária a hospitalização devido à desidratação. Os idosos, crianças e aqueles com as defesas diminuídas (diminuição da resposta imune) são os grupos mais prováveis de ter a forma mais severa da doença. Uma das complicações mais graves é a difusão da infecção para o sangue e daí para outros tecidos, o que pode causar a morte caso a pessoa não seja rapidamente tratada.




COMO OS ALIMENTOS SÃO CONTAMINADOS POR ESTA BACTÉRIA? COMO EVITAR A CONTAMINAÇÃO?


Os alimentos que podem estar contaminados de forma direta por bactérias do tipo salmonella são, principalmente, carnes, aves, leite e ovos. Outros alimentos podem sofrer contaminação indireta pelas fezes humanas ou de animais que contenham essa bactéria.
A falta de higiene pessoal, na manipulação de alimentos ou a utilização de esterco em plantações de hortaliças, são fatores que podem contribuir para a contaminação dos alimentos. Verificar sempre as condições de higiene dos estabelecimentos de compras e restaurantes, ler o rótulo dos alimentos e data de validade, também são medidas importantes a serem praticadas.
É sempre bom evitar consumir ovos em receitas onde são usados crus, como gemadas ou mousses. Como opção para estas receitas, podem ser utilizadas gemas pasteurizadas de ovos.
No caso de bolos, suflês, cremes cozidos, receitas que também levam ovos crus, o consumo pode ocorrer sem preocupação, pois o calor do fogo enquanto a receita está sendo preparada, mata a bactéria salmonella e também outros microorganismos.

Dicas da nutricionista

Para garantir que a gema não permaneça crua, observe o seguinte:

- Ovo frito: fritar 3 minutos de um lado e 2 minutos de outro, a 120 ºC
- Ovo cozido: cozinhar por 7 minutos em água fervente
- Ovo pochê: cozinhar por 5 minutos em água fervente
- Ovo mexido: mexer por 1 minuto na frigideira

Outros alimentos:
- Evitar carnes cruas ou mal passadas
- Ferva o leite, principalmente os tipos A,B e C
- Lavar as verduras folha por folha em água corrente e deixar por 15 minutos em solução de água e produto à base de cloro para serem desinfetadas conforme instruções presentes na embalagem.
- Evitar o consumo de salada de maionese em restaurantes, pois nem todos utilizam o molho de maionese industrializado.

Referências: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?484

Por Vivian Maria